União dos Palmares voltou a ser destaque em todo o Estado na tarde desta quinta-feira (7), depois que um policial militar reformado, identificado como Elcio Sarmento, foi flagrado agredindo um jovem no centro da cidade. A agressão teria sido, inicialmente, motivada pelo fato do rapaz ter cobrado que o militar usasse máscara, conforme decreto estadual e municipal.
A observação do rapaz incomodou Sarmento, e depois de uma discussão com o rapaz ele lhe deu um soco no rosto, e com o jovem já ao chão, “partiu pra cima” e lhe deu socos e pontapés, como é possível ver em vídeos que foram registrados por populares que filmaram no momento do ocorrido.
O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais e o BR104 conseguiu contato com Elcio, que concedeu uma entrevista ao repórter Alexandre Tenório, contando sua versão.
Elcio Sarmento tenta argumentar que o rapaz pode ter sido direcionado por algum inimigo político;
– Eu acredito que ele foi direcionado por alguém, por que eu sou pré-candidato a vereador, e ele pode ter sido direcionado para me provocar. – Disse o Militar.
Sobre a agressão ele justifica que só o agrediu por que foi ofendido e desrespeitado;
– Se eu revidei com alguma palavra de baixo calão, é por que ele me ofendeu, e toda reação leva a outra reação. Ele disse que eu era obrigado a usar a máscara, e eu não sou obrigado a usar a máscara por ninguém, não tem lei no país que me obrigue a usar a máscara.
O militar ainda insiste que já sabe quem é o rapaz e que descobriu seu endereço;
– Eu já o localizei, já sei o endereço e a vida pregressa dele como policial militar, mas não lembro de nunca ter o visto.
MPE/AL vai investigar
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) instaurou uma notícia de fato (um tipo de procedimento preparatório) para apurar a conduta de o policial militar reformado, na manhã desta quinta-feira (7), em União dos Palmares, que foi às ruas sem máscaras – , o que já configura crime – e, por meio de um vídeo, gravou mensagens com palavras que contrariam as medidas adotadas pelos decretos governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Por se tratar de um militar da reserva, a promotora de justiça Jheise Gama requereu ainda que a Corregedoria da Polícia Militar instaure uma sindicância interna para apurar a conduta do agressor, uma vez que ele, além de praticar atos de violência contra uma pessoa que apenas cobrou dele o uso da máscara, ainda cometeu abuso de autoridade ao se identificar como PM e dizer que poderia prender a vítima apenas por ter sido questionado por ela a respeito da sua falta de proteção.
OAB emite nota de repúdio
A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, emitiu uma nota em repúdio a um policial militar reformado, flagrado agredido fisicamente com socos e pontapés, um jovem, na manhã desta quinta-feira (7), no centro de União dos Palmares.
A nota diz que esse tipo de comportamento deve ser reprovado pela sociedade, e lembrou que esse tipo de episódio “tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.”
Leia na íntegra:
“A 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas vem a público repudiar o ato de agressão promovido por policial militar reformado contra um cidadão na cidade de União dos Palmares/AL ocorrida na manhã desta quinta-feira.
Comportamentos dessa natureza merecem total reprovação por parte da sociedade e mais do que nunca representam mais um grave episódio que tem marcado a escalada de autoritarismo e desrespeito às leis em nosso país.
Adotaremos as providências cabíveis ao caso e cobraremos das autoridades o rigor na apuração dos fatos que, por si só, falam dispensando testemunhas.
A diretoria.”
O BR104 conversou com o Dr. Alexandre Lima, presidente interino da 5a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas – União dos Palmares.
– No âmbito local iremos oficiar ao 2º BPM e à Câmara de Vereadores solicitando uma noção de repúdio ao fato. Já encaminhei os vídeos para a presidência da Seccional Alagoas, para a coordenadoria das subseções e para a comissão de direitos humanos da OAB. – Concluiu o presidente.
FONTE: BR104