Um ventilador em uma sala de aula da escola municipal Eurico Acioly Wanderley, no povoado de Ponta de Mangue, da cidade de Maragogi, Alagoas, pegou fogo na tarde desta terça feira (06), por volta das 13h. Por pouco o fogo não se alastrou e incendiou o prédio inteiro.
O ventilador pegou fogo no momento da troca de turno de alunos. Funcionários que estavam no local tentaram controlar o incêndio, mas se desesperaram quando as chamas aumentaram de repente. Os alunos que se preparavam para entrar na escola entraram em pânico e, em meio às gritarias, correram. Eles informaram que alguém tentou desligar o disjuntor que fica acoplado a um poste, mas não conseguiu, porque o objeto apresentava defeito e estava liberando pequenas descargas elétricas. No vídeo é possível ver um rapaz pedindo uma faca para cortar os fios elétricos que estavam em chamas. Alguns alunos assistiram a cena do incêndio pelo lado externo da sala através de cobogós da parede.
Já a assessoria do corpo de bombeiros explica que, quando ocorre um incêndio em locais com muitas pessoas, é comum que todos saiam correndo ao mesmo tempo. Se não houver ao menos uma porta de emergência adequada, o risco de morte é grande. No caso da escola de Ponta de Mangue o risco foi menos grave, porque os alunos ainda iriam entrar em sala de aula. No entanto, é visível no vídeo o material do ventilador derretendo e caindo no chão e sobre as cadeiras. “Esse material além de inflamável é perigoso e poderia ter queimado alguém.” Afirma o corpo de bombeiros.
Devido ao incidente, as aulas foram suspensas na referida escola e só retornarão na próxima segunda feira, dia 12. Nossa reportagem tentou contatar alguns funcionários, mas ninguém quis falar sobre o assunto; entretanto, informaram que não existe extintor na escola, ou qualquer outro tipo de segurança contra incêndio.
Podcast: Play in new window | Download