Imagens enviadas à reportagem do MaragoGiro, na tarde desta segunda-feira (04), mostram o momento que um homem é baleado durante uma ação de militares do Batalhão de Polícia de Trânsito de Alagoas (BPTran-AL) no estacionamento do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro de Barro Duro, em Maceió.
No vídeo, é possível ver o momento que dois militares do BPTran discutem com um manobrista, identificado como José Geovane, e uma mulher, que ainda não foi identificada. Momentos após a discussão, o jovem tentou fugir e um dos militares atirou contra ele.
A vítima, atingida na perna, foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), e segundo informações da assessoria da unidade de saúde, José Geovane está em observação na área vermelha e seu estado de saúde é considerado estável.
Em contato com o major Felipe Lins, do BPTran, que confirmou a ocorrência. “A guarnição foi notificar alguns veículos que estavam estacionados de forma errada no local. O rapaz, que é manobrista, não gostou e foi tomar satisfação”, disse.
“Segundo o relato que recebemos dos militares, e pelo que é possível ver no vídeo, ele ‘se agarrou’ com um dos PMs e deu um soco no rosto dele. O policial sacou a arma e deu um tiro na perna dele, acertando a coxa”, explicou Lins.
De acordo com o major, a própria guarnição encaminhou o rapaz para receber atendimento médico. O militar afirmou ainda que o caso será devidamente apurado.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) repudiou a ação do policial e classificou a atitude como “desproporcional”. A OAB lembra que o cidadão estava desarmado e, mesmo ferido, foi colocado na mala da viatura, sem explicação sobre o destino a seguir.
vídeo
Podcast: Play in new window | Download