Com a presença de nove vereadores e quórum suficiente — Pipo (PP) e Fio (MDB) tiveram suas faltas justificadas — o presidente da Casa Legislativa, Júnior de Jozemir (PSDB), abriu mais uma Sessão Ordinária na noite desta quinta-feira (09) para debates, requerimentos, indicações e aprovação de projetos.
A primeira vereadora a se pronunciar foi Alcione Pintos (PP), que fez uma indicação ao município voltada para a classe feminina carente: “Após ouvir o plenário, seja encaminhada ao chefe do Poder Executivo uma indicação que, através da Secretaria Municipal, providencie a distribuição de absorventes para meninas e mulheres em dificuldades financeiras.” Ela ressaltou que esse tema vem sendo abordado por diversos programas sociais, inclusive pela UNICEF.
O vereador Jailson Carnaúba (PSDB) voltou a defender a sociedade, há tempos massacrada pelos desserviços da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal): “Na visita do Governador ao nosso município, ele diz que toda aquela diretoria [da Casal] são os homens que mais trabalham, mas desde aquela época até agora a gente não viu melhora nenhuma da Casal para nosso município.” Ainda de acordo com o vereador, o órgão teria sido um dos mais questionados no “Limpa Nome”, em Maragogi.
Jailson falou também sobre o vindouro projeto de esgotamento sanitário, que contemplará de São Bento a Peroba. Questionou a respeito das pessoas de baixa renda, pois haverá cobrança extra na conta de água e o valor se poderá elevar ao dobro. Ele pondera: “Pelo que tenho conhecimento, vai chegar uma montanha de dinheiro para fazer este esgotamento sanitário aqui no nosso município e eu tenho um pouco de certeza que, após o sistema de saneamento for concluído, com certeza vai ser privatizado”.
O vereador Major Paulo Nunes (PP) reforçou que a Casal causa desastre na prestação de serviço por onde passe. Ele afirma não ter conhecido nenhum diretor do órgão que mostrasse resultado positivo; pelo contrário, somaram-se a escândalos, desvios, corrupção etc. Mesmo assim, o vereador mostrou-se satisfeito com as duas ordens de serviços, pelas quais o povoado de São Bento será contemplado com o saneamento. “É um marco regulatório e vale a pena a gente apostar nesse projeto de saneamento, mas concomitantemente vem também a questão do abastecimento”, considera ele. Essas obras estão orçadas em mais de cem milhões de reais.
Já o vereador Fernando da Skol (PP) fez duas indicações para Título de Cidadão Honorário de Maragogi. A primeira foi Márcia Fidelis, primeira dama do município, e o segundo, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Júnior de Barra Grande (MDB) em breves palavras solicitou, através de requerimento, iluminação pública para a comunidade de Ponta de Mangue e para a Rua do Lemos em Barra Grande. Pediu, ainda, à secretária de Agricultura que olhasse com carinho para os marchantes, pois, segundo ele, ela retirou o transporte de animal para o abatedouro de Porto Calvo.
A vereadora irmã Mônica (PP) requereu apoio de um veículo à Secretaria de Transporte, entre as 19h e 22h, para dar apoio aos funcionários públicos que largam tarde de suas repartições, cujo deslocamento é prejudicado pelo horário.
Todas as indicações e requerimentos foram aprovados por unanimidade. Após uma hora e trinta e um minutos, o presidente da casa, Júnior de Jozemir, encerrou a Sessão.
Você pode acompanhar as Sessões Ordinárias ao vivo todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, através do Instagram @camara_maragogi