Nesta última terça (27), por volta das 11h30 na sede da Coopeagro, mais uma tradicional entrega de certificados do Curso de Marinheiro em formação de aquaviários, realizado pela Capitania dos Portos de Alagoas, e que é organizado pelo atual vereador por Maragogi Enermecio Amaro (MDB), conhecido popularmente como Mércio, foi feita. O curso organizado por Mércio inclui os módulos de MAC (Marinheiro Auxiliar Convéns), MAM ( Marinheiro Auxiliar de Máquinas ), e o novo curso integrado nesse ano do ESEP ( Especial de Segurança de Embarcação de Passageiros ), onde o próprio vereador participou.
O curso contou com a participação de 50 pessoas, todos aquaviários de Maragogi, dividindo-se em três turmas entres os módulos que tinham disponívei: MAC, MAM ( Focados em quem estava fazendo o curso pela primeira vez, a fim de trazer a carteira inicial ) e o ESEP ( Focados em quem fazia o curso pela segunda vez, a fim de trazer uma atualização na carteira para se tornar Comandante de Embarcação ).
A cerimônia teve a participação de oficiais da Marinha ( Capitania dos Portos de Alagoas), sendo eles : Oficiais Alexandro, Aragão, Djames; a Tenente Taiz; o suboficial Salvador; e o Capitão da Capitania do Portos, Wendel Petrocelli de Lima. Além do vice-prefeito Gabriel Vasconcelos, o qual representou o Prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), e do Presidente da Câmara, Júnior do Jozemir (PSDB).
Sobre o curso, Mércio enfatizou a relevância que tal tinha aqui na região, no que se refere a capacitação dos nativos em relação aos trâmites legais para embarcar e fazer passeios de modo seguro e justo, visto que o curso habilita aquaviários para tripularem embarcações de Transporte de Passageiros ligadas às atividades de Turismo na localidade. A solenidade de entrega foi realizada respeitando todos os protocolos legais da Organização Mundial da Saúde (OMS), com distanciamento social e uso de máscaras, além de testes realizados na entrada do evento.
A busca de Mércio por melhorias na condição de trabalho dos aquaviários de Maragogi não se limita a esse curso, organizado pelo vereador desde 2011, tendo em vista que no ano de 2014 ele foi à Brasília tratar com o Senador Renan Calheiros (MDB), sob um apoio para a tramitação de um projeto de exploração turística sustentável, o qual foi apresentado no Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBios), e consistia em suma na limitação na emissão de alvarás para 60 lanchas e na implantação de rodízios entre os lancheiros nos passeios aos arrecifes. Em suas redes sociais, Mércio declarou o seguinte sobre esse projeto: ” No mesmo ano minhas propostas foram aceitas, e hoje, temos um limite determinado de lanchas para manter a preservação das nossas piscinas naturais em Maragogi, tudo a fim de permitir um turismo consciente e que preserve o meio ambiente, garantindo assim, que possamos usufruir do turismo por muito anos”.
Segundo Aragão, oficial da Capitania dos Portos de Alagoas, Mércio tem participação imprescindível na realização desse Curso em Maragogi desde 2011, quando o vereador trouxe o mesmo para a cidade através de ofício pela primeira vez. ” Mércio solicitou esse curso há 10 anos, quando ainda era Presidente da Associação dos Lancheiros de Maragogi (ALM), e daí então não parou mais. Todos os anos ele sempre seguiu todos os protocolos e impasses burocráticos legais para trazer o curso, por isso, considero ele essencial para realização de tal”, disse Aragão.
*Por Flávio Dias