O relatório do Observatório Alagoano de Politicas Públicas de Combate à Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas apontou que a transmissão do novo coronavírus em Alagoas está “descontrolada”. A informação foi divulgada após a conclusão do relatório em datas analisadas após o fim do período do primeiro turno das eleições municipais.
Segundo os dados divulgados, o número de casos de Covid-19 cresceram 43% nas últimas duas semanas no estado. Na capital alagoana, Maceió, a situação é maior e mais preocupante. Nas duas últimas semanas analisadas os casos aumentaram 71,5%, saindo de 278 para 477 registros semanais. Ainda conforme o relatório, Maceió não registra queda no número de óbitos há sete semanas.
De acordo com os especialistas, a situação final da 48ª semana mostra sinais de descontrole da transmissão da Covid-19 em Alagoas. Eles alertam que, caso não seja controlada, poderá haver um amento de novos casos nas próximas semanas.
O relatório também destaca que a situação de descontrole é indicada indicada pela incidência e o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados nas últimas semanas no estado. Outro fator que pode ter contribuído para a situação de descontrole de transmissão do vírus, é a evolução do Número Reprodutivo Efetivo relacionado à transmissão da doença, que no dia 29 foi de 1,22, com média móvel igual a 1,09 (14 dias).