A tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É um avanço constante da modernidade e um desafio à luz do futuro para quem busca desenvolver continuamente o aperfeiçoamento, tanto para o capital humano, como para as grandes indústrias.
Como o desenvolvimento é diário, todos devem estar antenados para não se tornarem obsoletos, principalmente empresas de grande ou pequeno porte, pois tais evoluções, não observadas, podem levar à falência de grandes estruturas. Um dos casos mais conhecidos é o da Kodak, empresa centenária de grande sucesso, que sucumbiu a partir da comercialização das câmeras digitais, destruindo o seu principal produto, o filme fotográfico. Este foi o grande erro da Kodak: não entender a velocidade do avanço da tecnologia, da Lei de Moore, do crescimento exponencial.
Quem não lembra das rádios comunitárias? Criadas por lei em 1998, tinham os serviços controlados através de associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos. A programação diária de uma rádio comunitária era de informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que contribui para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais.
Este meio de comunicação foi tido como forma de ajudar o desenvolvimento local, com programas jornalísticos que serviam de ponte entre o poder público e as reivindicações da população. Neste período, o Brasil não conhecia a rede social. A primeira foi o Orkut, introduzida em 2004 e mais redes surgiram desde então, como Youtube, Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros.
Estas plataformas se tornaram os principais aliados de formadores de opinião, atravessaram barreiras e chegaram às mãos de todas as classes sociais. A informação agora anda na velocidade da luz: vídeos, fotos e denúncias são feitas através de celulares por qualquer cidadão em tempo real, o que tirou o foco dos programas de rádio, que usa horários definidos para noticiar.
Este tipo de tecnologia atingiu com maior impacto as pequenas rádios comunitárias, cujo alcance se limita a um raio de 1 km. Também atingiu as rádios comerciais, que mantêm o mesmo sistema de informação jornalístico, com horário definido. Hoje em dia, os locutores de rádios dependem exclusivamente das notícias lidas online, às quais a população também têm acesso.
Notícias em tempo real, música, palestras a qualquer hora e em qualquer lugar. Todo este arcabouço se encontra em um simples aparelho de celular ligado à internet. Ou seja, em se tratando de tecnologia, da qual vemos apenas a ponta do iceberg, ou os programas de rádio se reinventam, ou serão a nova parceira da Kodak. Outro ponto ameaçador aos programas de rádios são os podcasts, que se popularizam a cada dia, e enquanto não houver adequação tecnológica para as rádios, principalmente as comunitárias, veremos a empresa de energia elétrica saindo no lucro sobre um negócio obsoleto.