Na tarde desta quarta-feira (09), a cidade de Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, recebeu a comitiva do governador do Estado, Renan Filho, para assinatura de um dos projetos mais ousados a serem implantados no estado: o Projeto Minha Cidade Linda. Secretários e vereadores participaram da solenidade.
O presidente da Câmara de Japaratinga, Irmão Silvinho, disse estar satisfeito com o projeto, pois, de acordo com ele, a cidade de Japaratinga sofre demais no período chuvoso com alagamentos em várias ruas. O secretário do Meio Ambiente, Paulo Sérgio, declarou que um novo tempo chegou a Japaratinga.
Além da implantação do projeto, o governador Renan Filho doou um ônibus adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida à Secretaria de Educação, mais um cheque no valor de R$ 120.000,00 à escola Dom Elizeu Maria Gomes de Oliveira. De acordo com o governador, este valor está garantido direto à escola no município e será aproveitado neste momento de crise.
O prefeito Déo, em seu pequeno discurso, elogiou amplamente o trabalho que vem sendo realizado por Renan Filho: “Governador, quando eu cheguei ao palácio ontem, sinceramente, eu saí tão emocionado de lá, eu achei que era até um sonho quando você disse ‘Déo, vamos a Japaratinga amanhã, que eu quero entregar um ônibus a você’”. O prefeito discorreu ainda sobre o sonho da construção de duas pontes sobre o riacho que é o principal gargalo das enchentes de Japaratinga, localizado próximo à rodovia AL-101; com elas, a água tomaria destino certo, passaria longe do centro da cidade. Além disso, Déo garantiu no seu discurso que 70% das promessas de campanha já se realizaram, inclusive o pagamentos em dia dos funcionários públicos: “Japaratinga, a partir de agora, será um canteiro de obras, porque tem o governo do Estado; e o prefeito de Japaratinga não mede esforços para trabalhar”, encerrou ele, sob aplausos.
Renan Filho informou que já estava vindo da cidade de Porto de Pedras, onde participou da comemoração do centenário do município. “Essa partezinha de Alagoas, de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, é sem dúvidas um dos pedacinhos mais bonitos do planeta Terra”, elogiou ele. Renan falou da satisfação de estar em Japaratinga e desejou ao mandato do prefeito Déo luz para iluminar os caminhos do povo ao longo dos quatro anos da nova gestão. O governador apelou, ainda, à Primeira Dama, Glória, para que não deixasse nenhuma criança fora do Programa CRIA, por meio do qual cada criança recebe R$ 100,00.
Retomando o discurso do prefeito, o governador garantiu que as duas pontes serão construídas sobre o riacho citado e que as águas pluviais não mais invadirão a cidade, livrando os cidadãos de construir muretas em frente às suas casas como forma de contenção: “Viemos lançar, além de entregar o ônibus, esse recurso para Educação; nós viemos lançar o Programa Minha Cidade Linda, que no caso de Japaratinga deveria ser “Minha Cidade mais Linda”, porque a cidade já é linda”, encerrou o governador.
O projeto implantado pelo governo do Estado em Japaratinga, orçado em três milhões de reais, contemplará a pavimentação de 23 ruas. Criará também uma academia de ginástica ou uma praça — a escolha fica a critério da cidade.