Nesta terça (09), por volta das 13h, foi realizada uma reunião da União dos Vereadores Alagoanos (UVEAL), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada em Maceió, onde estiveram presentes vereadores de diversas cidades do nosso estado. Os representantes de Maragogi foram Junior de Barra-Grande (MDB); Dani da Elba (PP), um dos tesoureiros da entidade; e Júnior do Jozemir (PSDB), presidente da Câmara de Maragogi, os quais trouxeram os seguintes temas ao debate: Segurança jurídica, entendimento no mandato parlamentar e orientações para melhoria de suas classes.
Júnior de Barra Grande abordou em sua fala a questão da emenda impositiva, na qual defende a participação do vereador no manejo do orçamento com 1,2% da projeção orçamentária, dividindo a projeção entre a saúde e os outros 50% para as ações na cultura, esporte, associação e afins. Mas, de forma geral, a reunião dessa terça (09) tratou sobre a real situação da UVEAL, discussão da taxa sindical, o cunho administrativo a respeito de como os presidentes da Câmara de Vereadores devem se comportar em cada município, além dos assuntos de praxe abordados (verbas, leis, projetos e cursos para o vereador).
Ainda na reunião, tratou-se da reforma realizada na sede da UVEAL, no mandato do atual presidente Eduardo Tenório (MDB), o qual também é vereador pelo município de Quebrangulo e tem como vice-presidente o vereador de Jundiá Neto Bomfim (PRTB). Outros nomes presentes no Palácio República dos Palmares foram Bruno Praxedes, assessor especial do governador Renan Filho (MDB); o ex-vereador de Murici Anízio Amorim; e de Ary Cleyton (MDB), vereador e presidente da câmara por Messias.
*Por Flávio Dias