O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), inaugurou na manhã desta sexta-feira (17) uma novidade na Região Norte de Alagoas: uma escola Cívico-Militar para 1.300 alunos.
Representantes do Governo Federal, da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, prestigiaram o evento, realizado na quadra poliesportiva, no centro da cidade.
No evento, o prefeito discorreu sobre a importância da escola, por ser a primeira do tipo no Estado, com uma nova modelagem. “Essa é uma parceria do Governo Federal com o Governo Municipal. Estamos muito felizes de podermos ter uma escola que efetivamente irá atrair jovens que sairão daqui com uma boa formação e, acima de tudo, disciplinados, que é o que a gente precisa no mundo de hoje”.
Inicialmente, a escola acolheria 900 alunos, entretanto a procura foi tanta que a oferta teve de ser ampliada para 1.300 alunos. O prefeito ainda ressaltou que houve incremento em estrutura, fardamento etc. “É um avanço, e o mais interessante é que os próprios jovens vêm diretamente solicitar espaço, o que prova que há uma tendência muito forte de eles se tornarem cidadãos em sua plenitude”, relatou o gestor, entusiasmado.
O prefeito aproveitou o momento para informar que a partir de 2022 a Guarda Municipal de Maragogi atuará em sua totalidade na patrulha Maria da Penha e também com a Guarda Ambiental Aquaviária e que, além disso, Maragogi terá um posto avançado da Marinha que irá funcionar em São Bento, devido à extensão aquaviária do município.
Já o secretário de Educação, Artur Bezerra, disse que a implementação da escola Cívico-Militar é a realização de um sonho, porque a própria comunidade, através de audiência pública com adesão da comunidade escolar, entre pais e alunos, foi de mais de 92% de participação. “Isso marca hoje uma nova era na educação de Maragogi; adequamos a escola Dr. José Jorge de Farias Sales para atender por enquanto as necessidades do Ministério da Educação, mas o prefeito já autorizou a construção de uma escola padrão para atender os alunos”, ponderou o secretário. Artur Bezerra revelou à nossa reportagem que um aumento salarial está em análise, com reajuste digno para os professores da rede municipal a partir do início do ano.
A idealizadora e coordenadora do projeto da escola Cívico-Militar em Maragogi, Rosana Barret, comentou que a primeira proposta foi feita ao prefeito ainda em 2017, mas naquela época o projeto era apenas de uma escola militar, e o gestor pediu para aguardar. Em 2019, saiu o projeto pelo Governo Federal com este novo modelo Cívico-Militar. “Então aderimos ao projeto, fizemos o plebiscito e a partir de então as coisas foram tomando forma dentro do Ministério da Educação e hoje é o dia da grande inauguração.” Ela ainda informou que as forças militares e inativas irão trabalhar as disciplinas civismo, empreendedorismo, cidadania, ética, entre outras.
O coordenador regional do programa Escola Cívico-Militar, Júlio César Pontes, também se pronunciou. “Aqui em Maragogi é a primeira escola militar que já está sendo inaugurada hoje. É com grande satisfação que nós estamos vendo aqui a escola totalmente pronta, a parte de estrutura física e instalações, a parte de corpo docente e agora teremos então a partir de hoje uma equipe de profissionais, de militares atuando, assessorando a direção da escola para a implantação do programa em três áreas, na gestão educacional, didática e pedagógica e administrativa”, comunicou o coronel da Força Aérea Brasileira (FAB).