Na manhã dessa quarta (10), por volta das 7h15 até às 8h, o prefeito Fernando Sérgio Lira (PP) anunciou na rádio local novas medidas de restrição que serão publicadas no Diário Oficial da União nessa quinta (11). As medidas irão seguir o protocolo do Decreto Estadual publicado no último Domingo (07), o qual foi debatido em reunião na tarde de terça (09) com o governador Renan Filho (MDB).
A alteração principal será na flexibilização de música ao vivo nos bares, restaurantes, receptivos e congêneres; atendendo ao projeto de emenda do Movimento dos Músicos de Maragogi publicado na última sexta(05). Todavia, a música ao vivo tem algumas restrições, entre elas, a principal é que os músicos de bares, restaurantes e congêneres abertos a todo público; só poderão tocar durante a tarde com capacidade mínima de pessoas e uso de máscaras e álcool em gel para todos da banda, exceto cantores e instrumentistas de sopro. Contudo, será permitida música ao vivo nos hotéis e pousadas internos durante a noite com público reduzido, visto que nesses locais se tem o controle maior com 75% da ocupação.
Com relação aos bares, restaurantes e similares locais de comida abertos até às 20h, o prefeito afirmou que o horário será mantido, e que agora estarão fechados durante os sábados e domingos baseado no último Decreto Estadual, levando em consideração que Maragogi saiu da fase amarela para a laranja. O comércio funcionará pelo atendimento em delivery (entrega em casa) após às 20h de segunda a sexta, onde o horário de entrega será estendido até às 23h, mas, feiras-livres terão uma abertura de 14h às 17h sem poder receber pessoas de outros municípios, apenas de Maragogi até o dia 24 de Março, e as barracas de bolinho de goma poderão vender nos sábados. As igrejas, templos e semelhantes terão a capacidade reduzida para 30% ao dia, podendo ser realizada todos os dias com essa porcentagem. Sobre o ensino, está discutindo a possibilidade de voltar do 5º ao 9º ano no próximo dia 25 de Março.
A respeito da insatisfação da população com as novas medidas restritivas, o Prefeito pediu calma e um olhar de empatia para as famílias que estão sofrendo com a covid-19. “Já ultrapassamos os 80% de UTI no Estado e Maragogi fez 5 transferências por Covid-19 nessa terça, perdendo dois maragogienses ontem, inclusive uma menina de 38 anos, mas será que ninguém se sensibiliza com isso? O Estado se São Paulo divulgou um número recorde do Brasil na Globo News, de 1950 casos de mortes em 24 horas, ninguém tá vendo isso? Só os descerebrados” , implorou Sérgio. Diante desses números alarmantes,o atual Prefeito anunciou que terá a possibilidade de restrição absoluta entre os dias 20 e 24, só funcionando os serviços essenciais, com o intuito de dar um golpe na curva da covid-19
*Por Flávio Dias