A Pousada Paraíso dos Coqueirais, em Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas, está com as atividades suspensas desde o dia 1º de abril, em razão da pandemia provocada pelo novo corona vírus (Covid-19). O empreendimento pretende retomar o funcionamento de forma gradual e segura. Para isso, elaborou o Manual de Boas Práticas.
O documento estabelece processos e protocolos de higienização visando o cuidado e a proteção de hóspedes e colaboradores, por meio de medidas operacionais preventivas de atendimento, em tempos de pandemia.
“O Manual de Boas Práticas é algo que foi pensado para, justamente, cuidar da segurança dos nossos hóspedes e colaboradores. Ele é a expressão maior do nosso compromisso com o cuidado e a proteção de todos”, afirmou o gerente da Pousada Paraíso dos Coqueirais, Cláudio Zanichelli.
De acordo com ele, a previsão inicial é de reabrir o empreendimento a partir de junho, mas isso vai depender de como se comportará a curva de contágio da pandemia no país e, em especialmente, em Alagoas.
O fato é que, tão logo haja condições para a reabertura, ela ocorrerá de maneira gradual e segura, seguindo as diretrizes do Manual de Boas Práticas, como explica Zanichelli.
O documento estabelece que a pousada vai retomar as atividades com apenas 50% de sua capacidade de hospedagem, medida que será estendida, também, ao restaurante, até que tudo se normalize.
A Paraíso dos Coqueirais possui 32 apartamentos, podendo hospedar até 120 pessoas. Já o restaurante tem capacidade para atender até 100 clientes. A pousada é uma das mais tradicionais do Litoral Norte do Estado, com 21 anos de fundação. O empreendimento gera 35 empregos, entre diretos e indiretos.
Medidas
Será obrigatório o uso de máscaras por todos os hóspedes e colaboradores. Funcionários que manusearem alimentos, bebidas e rouparia deverão utilizar luvas.
Nas áreas de uso comum, as pessoas precisão manter a distância de dois metros umas das outras. Nesses espaços, haverá disponibilização de álcool em gel (70%).
A higienização de maçanetas, portas, bancadas e de instrumentos e ferramentas de trabalho, bem como de eletroeletrônicos, será reforçada em todos os setores da pousada. Cadeiras e mesas serão dispostas em áreas comuns respeitando as distâncias mínimas de um a dois metros lineares, respectivamente.
Reuniões periódicas ocorrerão para avaliar o cumprimento das medidas e aprimorá-las.
“A Pousada Paraíso dos Coqueirais tem duas situações interessantes e positivas: a primeira é o fato de ser comprometida na questão das boas práticas, por meio desse manual; e a segunda é que temos um espaço físico que já ajuda, automaticamente, no distanciamento, por ser muito amplo”, finalizou o gerente.
(blog da Costa dos Corais)