Na noite desta quinta feira (03), a cidade de Maragogi foi homenageada com o lançamento do livro “Antiga Vila Isabel, Maragogi de Todos os Tempos” escrito pelo Padre Alex Sandro Rufino da Silva, ex-Pároco de Maragogi. A obra foi prestigiada por dezenas de pessoas e autoridades que compareceram às antigas ruínas do outeiro de São Bento, onde o livro foi lançado.
A abertura do evento deu-se com o pronunciamento do prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, que agradeceu pela iniciativa do padre quitundense, pelo zelo e admiração que ele tem por Maragogi. O prefeito também informou que contemplará com o livro os professores da rede municipal, por serem eles multiplicadores do conhecimento histórico. Também escritor, o prefeito encerrou suas palavras com um breve histórico da cidade de Maragogi.
O administrador paroquial de Japaratinga, Frei Ramos, que já trabalhou com o Padre Alex Sandro em Maragogi, também elogiou a capacidade do padre e sua formação em história. “Parabéns, Padre Alex, pela iniciativa de valorizar aquilo que estava esquecido.” Antes de finalizar, Frei Ramos relembrou da importância daquelas ruínas, que aos poucos estão se tornando ponto turístico.
Anobelino Martins da Silva, presidente da academia Quitundense de Letras e diretor da Editora Gogó da Ema, responsável pela produção do livro, frisou que o historiador é um restaurador de memórias, e que o padre Alex colocou mais um capítulo na história de Maragogi: “Ele deixa nos anais da bela cidade a marca de sua história, registrada em mais uma obra de sua autoria, que está imortalizada e memorizada na noite de hoje, nas páginas deste livro”.
A missionária italiana Irmã Miriam também deixou sua mensagem de carinho e gratidão para o escritor e padre Alex Sandro.
Estruturado em grandes conhecimentos, o Padre Alex Sandro carrega em seu currículo o legado de escritor, professor, poeta, filósofo e teólogo. Em seu discurso, agradeceu aos colaboradores, em especial ao prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira: “Quero externar minha gratidão a todos vocês que aqui estão e que vieram não prestigiar simplesmente a minha pessoa, mas este momento que é marcante na historiografia da cidade de Maragogi. Vocês todos hoje marcam mais uma página da história dessa cidade. Muito obrigado por tudo que prepararam”, agradeceu o escritor Padre Alex Sandro Rufino da Silva.
Em seguida uma enorme fila foi montada para o padre autografar os livros, que foram vendidos no momento; de acordo com os organizadores, o dinheiro da obra foi doado para a Igreja de São Bento.