Devido à estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, às 16h, o presidente da Câmara, Júnior de Jozemir, antecipou a sessão para às 9h da manhã desta quinta-feira (24). A casa Everaldo Solano de Vasconcelos esteve lotada, pois na sessão seria escolhido o novo presidente da Câmara, além da decisão do projeto de Lei para rateio do Fundef e Fundeb, discussão sobre aumento salarial de prefeito e vice-prefeito e projeto para aumentar em dois o número de cadeiras disponíveis para o cargo de vereador.
Júnior de Jozemir abriu a sessão agradecendo o comparecimento de tantos cidadãos maragogienses, e na sequência abriu o debate para que todos os parlamentares se pronunciassem. Após alguns questionamentos, o presidente encaminhou às comissões o tão sonhado Projeto de Lei para o rateio dos precatórios do Fundef e Fundeb. Diversos professores estavam na sessão, e a partir de agora devem se organizar para acompanhar todo o trâmite do projeto até a divisão, que ocorrerá o mais breve possível.
Em seguida, foi posto em votação o Projeto de Lei que aumenta de onze para treze o número de vereadores após as eleições em 2024. Antes do projeto ser aprovado, os vereadores Paulo Nunes (PP), Jailson Carnaúba (PSDB) e Júnior de Barra Grande (MDB) usaram da palavra em favor do aumento do número de cadeiras. Paulo Nunes citou suposta desinformação espalhada por alguns comunicadores, sem que tivessem conhecimento da autenticidade do projeto. O vereador sugeriu que pessoas ligadas à imprensa participem das sessões para que informem com segurança os atos parlamentares da Câmara. Também foi colocado em votação o projeto de Lei que aumenta o salário do prefeito e do vice-prefeito da cidade. Os três projetos foram aprovados por unanimidade.
Por último, veio o momento de eleger o novo presidente da Casa, cuja gestão durará do dia primeiro de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024. Apenas uma chapa foi apresentada: Pipo como presidente, Zezinho do Vane como vice-presidente, Júnior de Jozemir como primeiro secretário e Irmã Mônica como segunda secretária.
A chapa foi eleita por unanimidade. Após o pronunciamento do vereador Pipo, eleito como novo presidente para o biênio 23/24, a sessão foi encerrada.