Na manhã deste domingo (17), a Paróquia de Nossa Senhora das Candeias e São Bento, sediada em Japaratinga, promoveu o matrimônio de dezoito casais, que disseram sim diante do cônego Severino Fernando. O evento religioso ocorreu na co-matriz de São Bento, no Distrito de São Bento, Maragogi.
A celebração vinha sendo organizada havia algumas semanas dentro da comunidade, partindo da iniciativa do pároco de ministrar o sacramento do matrimônio de forma acessível aos paroquianos. Conforme as leis da Igreja, os proclamas vinham sendo comunicados a cada missa dominical, e os fiéis se mobilizavam para realizar uma celebração bela e conforme a liturgia.
Às 10h da manhã do domingo o casamento teve início, sendo encerrado por volta das 13h30 da tarde. O momento foi considerado histórico, pois foi a primeira vez que a comunidade presenciou tantos casais recebendo o sacramento de uma só vez. A ornamentação do templo, coordenada por Cícero Pio, foi simples e bela.
Em sua homilia após a leitura do Evangelho, o cônego Severino ciência do significado da celebração, não só para os casais em individual mas para a Paróquia como um todo: tantos casais ativos na comunidade recebendo o sacramento às vistas de todos acaba por renovar a fé local, atualizando o profundo significado do sacramento no imaginário coletivo e reforçando a importância da dimensão religiosa, além da civil, na vida em matrimônio.
Ao fim da celebração, o cônego Severino resumiu que ficou emocionado. Assim estavam também os noivos, testemunhas e convidados durante a solenidade. “Foi uma benção, nossa igreja estava precisando de algo assim”, dizia uma senhora.
Fotos e vídeos do evento povoaram as redes sociais ao longo de todo o domingo, e muitos casais já se comprometeram a participar dos próximos casamentos.







