Uma bugueira por nome de Walkiria enviou para nossa redação, na tarde desta sexta feira (20), fotos e filmagens de um novo fardo de emborrachado que encalhou na praia de Xaréu em Maragogi, litoral Norte de Alagoas. O pacote é semelhante aos fardos de látex que apareceram nas praias de Alagoas há quase dois anos e que foram identificados posteriormente como carga de um navio alemão naufragado na 2ª Guerra Mundial, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O funcionário do IBAMA orienta que, ao encontrar esse tipo de material na praia, a primeira coisa a ser feita é tentar retirá-lo da areia para evitar que as mantas de borracha se desagreguem do fardo, se espalhando, e acionar imediatamente uma equipe de limpeza da prefeitura para a destinação adequada.
Emerson Soares, professor, pesquisador e doutor em Ciências Aquáticas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), explicou que a carga era transportada pelo navio alemão “SS Rio Grande” para a empresa Indochina. “A gente sabe disso a partir de uma pesquisa feita pelo pessoal do Labomar no Ceará, que identificou entre os vários fardos de borracha a inscrição da empresa”.
Ele destacou que embora o material possa ser reutilizado, frisou que a borracha ficou muito tempo no fundo do mar e há propriedades que já foram perdidas. “O látex é natural, provavelmente dos seringais na época, exploração da borracha”, disse.