Hoje notável como o principal atrativo turístico de Maragogi, devido às praias límpidas e ao já famoso “Caminho de Moisés”, o Distrito de Barra Grande cresce sem estrutura e sem ordem, principal motivo de crítica por parte dos nativos e empresários que investem no povoado.
Essa evolução deixou para trás a Praça Nossa Senhora da Guia, que antes era o principal cartão postal da localidade. Localizada no centro, em frente à Igreja Católica, a principal praça de Barra Grande ficou esquecida pelo poder público, depauperada, ao mesmo tempo em que se constitui da principal rota para o Caminho de Moisés e para os receptivos Barra Mar e Caminho da Barra; ou seja, todo os turistas passam por ela. Os nativos reconhecem as melhorias que a administração pública promoveu na saúde e na educação do Distrito, mas não poupam críticas à infraestrutura, que foi deixada de lado.
A Secretaria de Infraestrutura de Maragogi afirma, em resposta, que conseguiu, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a revitalização da praça, de maneira ecológica, arborizada, com acabamento de madeira etc. O levantamento topográfico será finalizado em 10 dias, no máximo. Devido às chuvas, acredita-se que o projeto da praça ecológica esteja pronto até outubro.