A pequena cidade de Japaratinga, situada no litoral norte de Alagoas, tendo sua população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 8.444, está se preparando para receber o maior réveillon da história do Estado de Alagoas. Um mega estrutura está sendo montada à beira-mar para receber alguns dos maiores artistas do Brasil: Bel Marques, Gusttavo Lima, Anitta, Xand Avião, Safadão, Jorge e Matheus, Ludmilla, entre outros. Previsto para ocorrer entre os dias 27 e 31 de dezembro, o evento terá atrações diurnas e noturnas.
De acordo com o empresário Érik Brutos, o réveillon Mil Sorrisos foi, na verdade, transferido de Barra Grande, uma pequena cidade da Bahia, de dois mil habitantes, cuja história mudou devido ao porte do evento: “No primeiro ano fizemos lá, de 2016 a 2021, mas tivemos que sair devido as intempéries, a chuva está castigando por lá. Lá nunca tinha chovido em dezembro, e a meteorologia aponta que este ciclo irá demorar.”
“Quando iniciamos o vento, a cidade tinha duas mil pessoas, e saímos de lá com dez mil. O réveillon não traz o público somente na época da festa, mas ele abre um leque para o turista conhecer a área; então, durante o ano inteiro a galera vai conhecer o local por conta do nosso marketing, entre fotos, vídeos das belezas, dos pontos turísticos, e isso alavanca, faz com que o público queira um lugar novo para conhecer e morar. E a ideia de fazer em Japaratinga é essa, é trazer um novo público para região, que aliás é muito bonita, alavancar a economia, empreendimentos”, explica, otimista, o empresário.
A empresa dona do evento é composta por cinco agências. O grupo é de Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. Perguntado sobre Maragogi, onde o evento seria realizado, o empresário Érik informou que preferiu tirar Maragogi da rota devido a brigas políticas. Decidiu-se manter o evento em Japaratinga.
A tal briga foi denunciada na Câmara de Vereadores de Maragogi pelo vereador Paulo Nunes, segundo o qual três pessoas ligadas ao trade turístico queriam tirar vantagens sobre a empresa idealizadora.
Segundo Érik, o evento tem apoio de 100% da prefeitura de Japaratinga. Ele aproveitou para elogiar o prefeito Déo Pedrosa: “Ele [Déo] entende que isso vai onerar a sua economia, pois haverá muitas pessoas hospedadas na cidade, se alimentando, consumindo combustível, água, então isso traz um grande movimento para Japaratinga. Estamos falando de um público de quatro mil pessoas diária fora o que já tem na cidade”.
O local onde será realizado o evento está a todo vapor e suas estruturas estão bastante adiantadas. As montagens são em grid de alumínio, bambus e palhas. O senhor Fábio informou à nossa reportagem que veio da Bahia para ornamentar a área em bambus e que tudo será um grande espetáculo. A expectativa é que a economia entre as duas cidades triplique devido ao réveillon Mil sorrisos.