Mesmo com a Câmara de vereadores em recesso, aconteceu na manhã desta segunda feira (06) a primeira Sessão de 2020 em caráter extraordinário para que fosse aprovado um crédito especial oriundo do projeto da cessão onerosa arrecadado pelo governo federal com o megaleilão do pré-sal. Foram destinados para Maragogi do leilão, quase um milhão e trezentos mil reais.
Entretanto, para se gatar estes recursos, o poder executivo está submisso a seguir algumas regras: a da obrigatoriedade de ser procedida por autorização dos vereadores; e a de escolher uma entre as duas opções, que são abertura de crédito adicional tipo suplementar ou a modalidade de crédito especial para abertura de crédito, na qual o crédito adicional é destinado a despesas para as quais não exista dotação orçamentária específica.
Diante das regras, e com a presença de nove vereadores, o crédito especial foi aprovado por unanimidade e todo montante foi destinado ao IPREV, porque a autarquia não está conseguindo pagar em dia os aposentados e pensionistas. Com este recurso no caixa, e o prefeito dando posse aos novos funcionários públicos que passaram no último concurso, a vida dos aposentados e pensionistas de Maragogi serão melhoradas.
Os vereadores que compareceram a Sessão extraordinária de hoje foram: Zezinho do Vane (PSDB), Pipo (PROS), Fernando da Skol (PPS), Dani da Alba (PSC), Júnior de Barra Grande (SD), Dr. Jaison (PDT), Gera (PEN), Wanderson Luna (PTC) e Irmã Mônica (PPL). Os faltosos foram: Júnior de Jozemir (PMN) e Euredes (PT), entretanto, as faltas foram justificadas.
Nossa reportagem entrou em contato por telefone com presidente do IPREV, o senhor João Gomes, e ele nos informou que este recurso dará uma folga à autarquia, e que hoje segunda feira (06) já deu entrada no banco para quitar o 13° salário dos aposentados e pensionistas, como também iniciará o pagamento da folha de dezembro de 2019.