Com um vasto currículo, desde pilotagem de aeronave ao grupamento de incêndio e assessoria de comunicação do órgão, com apenas seis meses à frente do comando de Maragogi o Tenente Coronel vem demostrando um excelente trabalho e profissionalismo em prol de toda região.
MARAGOGIRO- Com apenas seis meses a frente do 2° GBM, qual é o seu maior desafio na área norte?
TEN. CEL. RICARDO CRUZ – O maior desafio do Bombeiro é se expandir, pois o 2° GBM de Maragogi atende onze municípios. Mesmo assim já melhoramos muito, pois a gente saiu de um modelo onde tínhamos os quarteis muito distantes e estamos trabalhando para que essa distância seja diminuída para ficar mais eficiente o nosso atendimento.
MARAGOGIRO – Qual a maior dificuldade do Corpo de Bombeiros?
TEN. CEL. – Hoje a nossa maior dificuldade é de pessoal, pois passamos onze anos sem concurso público na corporação, e durante este prazo só saiu gente. Porém, com o concurso do ano passado, 140 novos bombeiros ingressaram, mas ainda é um déficit tremendo com mais de 50% de pessoal.
MARAGOGIRO – Sendo a principal pauta da entrevista a Taxa de Bombeiro, informe aos nossos leitores: de que forma ela é cobrada?
TEN. CEL. A taxa de bombeiro é cobrada através de boleto que chega às residências, e esse ano estamos com uma inovação, que é a taxa online. Com esse novo recurso, através da internet, o cidadão cadastrado estará também nos ajudando a economizar, pois os boletos tem um custo alto com impressão e convênios com outros órgãos para distribuir nas residências.
MARAGOGIRO – Todo cidadão é obrigado a pagar a taxa de bombeiro?
TEN. CEL. – Sim, a Lei 6.442/2003 determina isso; anualmente nós enviamos a taxa para as residências de todos os cidadãos que tem seus imóveis cadastrados na prefeitura. É uma taxa mínima que é de grande importância; porém, temos uma grade dificuldade com o município porque muitas casas não são cadastradas, e o arrecadado não cobre os custos de Maragogi.
MARAGOGIRO – Essa taxa é 100% exclusiva do corpo de bombeiros?
MARAGOGIRO- Então vale apena pagar a taxa de bombeiro, pois é um investimento que salva vidas. Para finalizarmos, Coronel, nos informe: quais foram às estatísticas operacionais de 2018 até o momento de 2019?
Ainda de acordo com o Tem. Cel. Ricardo Cruz, o grupamento recebe muitos trotes. “Então pedimos aos pais que orientem seus filhos, pois se deslocarmos nossas viaturas a Porto Calvo, por exemplo, por conta de um falso chamado, e aconteça um acidente em Peroba, uma pessoa pode morrer, já que isso demanda tempo, e tempo é vida para o bombeiro.” Finaliza o Coronel.
Telefone de Emergência do Corpo de Bombeiros de Maragogi: 193