Após mudança de governo, vários servidores do município de Maragogi ficaram sem receber seus vencimentos no mês de dezembro do ano de 2016. Por esta razão, os profissionais públicos se juntaram e entraram com uma ação na justiça contra a administração pública por ter deixado de cumprir o princípio da transparência, lisura com a coisa pública e o principio da legalidade.
João Ênio, ao assumir a pasta da educação, resolveu pôr um fim a esse impasse entrando em acordo com os servidores com o intuito de apaziguar o desgaste implantado pelo o ente público. Para isso, teve que negociar com o advogado Jeimison Lyra e os servidores prejudicados, chegando ao acordo de que os pagamentos salarias serão pagos todo dia 27 de cada mês.
Os acordos firmados Extrajudicialmente dão conta de que a secretaria de educação iniciará os pagamentos de forma integral por ordem alfabética. No entanto, os primeiros salários que serão pagos amanhã serão exclusivos para aqueles que entraram na justiça, exceto aos 18 servidores que não chegaram a um acordo, por estarem lotados em outras secretarias ou por terem se aposentado no período do trâmite do processo e que já estão fazendo parte do IPREV.
O secretário de Educação João Ênio informou a nossa reportagem de que cumprirá o acordo firmado com o advogado Jeimison Lyra, defensor da classe, e que seguirá uma planilha por ordem alfabética para quitar os débitos dos demais servidores dentro de um cronograma programado para os meses subsequentes, sempre aos dias 27.