O tradicional Festival Gastronômico da lagosta, realizado todos os anos pela prefeitura de Maragogi, segundo polo turístico do Estado de Alagoas, foi cancelado em mais uma de suas edições, que estava prevista para acontecer no próximo mês. O festival é uma das festas gastronômicas mais esperadas em toda a região Norte de Alagoas e parte do Brasil. O grande evento conta com a participação de importantes chefes de cozinha do nosso país e também do exterior, atualmente residentes no litoral nordestino.
Em seu primeiro ano de governo, ao assumir o mandato, o prefeito por Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP), optou por não realizar o festival baseado em críticas continuas à gestão passada. Porém, no ano seguinte, em 2018, sem hesitar, a festa foi realizada e elogiada por quem participou do evento: a estrutura fez jus à altura do glamour que é o festival. Centenas de turistas já têm sua cadeira cativa na área gastronômica do evento, que é uma particularidade aos olhos de empresários que vivem do ramo do turismo.
Para a surpresa de todos, a secretaria de turismo do município de Maragogi lançou uma nota no dia de ontem, terça feira (12), informando que a 9° edição do famoso Festival Gastronômico da Lagosta não será realizado neste ano de 2019, dessa vez, baseado em novos fatores que poderiam atrapalhar a realização da festa.
De acordo com a nota da secretaria, o festival foi cancelado devido ”ao Projeto de Sinalização Turística da Orla, a Elaboração do Plano Municipal de Turismo de Maragogi e devido à Articulação do Recurso de Aposição das Placas de Sinalização e dos Pórticos nas Entradas da Cidade”.
Ainda na mesma nota, a secretaria de turismo se justifica da seguinte forma: “Ressaltamos também que, esta decisão foi extremamente difícil, já que o Festival é um gerador de fluxo turístico, emprego e renda, mas que, em conjunto com representantes da gestão pública e do trade turístico, através do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Maragogi, chegamos ao consenso de que a 9ª edição do Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi será realizada em 2020 com a melhor estrutura possível. Contamos com a compreensão e apoio de todos!”
Um empresário que montou sua cozinha no festival passado, disse não compreender o que tem a ver esses argumentos da secretaria de turismo com o cancelamento do festival, pois de acordo com ele, as placas de sinalizações, pórticos na entrada da cidade e etc se forem realmente confeccionadas, serão colocadas em outros pontos da cidade, em áreas totalmente diferentes. As estruturas do festival sempre são montadas na praça de eventos, na beira mar. “Próximo ano é eleição, aí vão querer fazer a festa independente de placas, dinheiro ou pórtico da entrada da cidade.” Reclama o empresário que pediu para não ser identificado.
Devido à nota que foi publicada nas redes sociais justificando o cancelamento do festival, não foi preciso nossa reportagem falar com os organizadores do evento.