Popularmente conhecido como Grota, o conjunto Adélia Lira, maior conjunto habitacional da cidade de Maragogi, litoral norte de Alagoas, está praticamente abandonado pelo poder público municipal de acordo com moradores. Eles reclamam principalmente da falta de manutenção em calçamentos, como também da precária coleta de lixo: Tem dias em que o caminhão da prefeitura não passa pelo local.
Moradores reclamam que a prefeitura de Maragogi disponibilizou apenas três lixeiras para atender a demanda do lixo de todo o bairro, tanto da parte alta como da parte de baixo do Adélia Lira. Calçamentos esburacados, esgotos a céu aberto, lixo por todos os lados e escadarias precárias são reflexos visíveis de total abandono do poder público com a maior comunidade que não para de crescer na região central da cidade.
São diversas as revoltas de moradores, principalmente sobre as ruínas das escadarias e boca de lobo que podem causar a qualquer momento uma tragédia com crianças que, mesmo diante da situação, brincam nas ruas como se tudo estivesse normal. Na Rua Artur Sena, os moradores de forma paliativa colocaram um corrimão em uma galeria para se apoiarem ao atravessar porque seis pessoas, incluindo idosos, já caíram no local que tem uma elevada altura de mais de 01 metro.
“Entra prefeito, sai prefeito e ninguém vem aqui depois que ganha eleição. Agora, no período eleitoral, é um batendo no outro, e as promessas são as mesmas. Cadê a frota de limpeza da Saneape que no início dessa gestão fazia desfile toda semana? Até um carro com vassourinha varria nossas portas, tudo no começo são flores. Vejo muita propaganda, mas enganosa.” Desabafa um pequeno comerciante que preferiu não revelar o nome.