Com a democratização das redes sociais, os eleitores agora têm o poder de participar ativamente de enquetes relacionadas à política. Antes desta nova ferramenta, jovens, identificando-se como integrantes de algum instituto, muitos sem credibilidade, chegavam às casas ou rodas de amigos e faziam aquelas velhas perguntas: “Em quem você votaria para prefeito ou vereador?” Depois, os políticos de posse do material “comprado” faziam estardalho em carros de sons para chamar atenção do eleitorado mais desinformado.
Com a entrada das redes sociais, os eleitores não apenas votam em enquetes, mas também aproveitam para deixar aquele sutil comentário que não é dito ao político pessoalmente por falta de oportunidade.
Nesta segunda feira (27), em nosso Instagram e perfil do Facebook, perguntamos aos eleitores maragogienes se o desempenho dos atuais vereadores de nossa cidade era ruim ou bom. Mais de mil pessoas votaram na enquete, e, lamentavelmente, 72% dissera ser ruim o desempenho do poder legislativo. Também foram gerados 123 comentários, dos quais muitos eram negativos, ou seja: o Poder Legislativo de Maragogi, durante esses três anos, não conseguiu passar credibilidade ao eleitorado.
Muitos políticos se acomodaram durante esses três anos pensando apenas no poder aquisitivo, achando que o dinheiro é capaz de resolver tudo; talvez esta acomodação tenha feito alguns vereadores não darem um passo a favor dos menos favorecidos. Porém, jovens, adultos e idosos usufruíram em tempo real de outras ferramentas de informação ao vivo transmitidos durante as sessões ordinárias, não dando mais tanta audiência aos grandes telejornais como acontecia antigamente. Em outubro haverá eleição, mas será que os nobres representantes continuarão da mesma forma?