Enquanto muitos líderes políticos se acomodaram durante os três anos da gestão do prefeito por Maragogi Fernando Sérgio Lira (PP), houve quem soube contornar diversas situações e chegou nessa reta de final de mandato com o nome destacado em uma pesquisa extraoficial feita por um grupo político em novembro de 2019. Estamos falando da atual secretária de saúde Elba Vasconcelos que, com experiência e sabedoria, transformou o seu brilhante trabalho na saúde em simpatia e confiança para os populares das mais variadas classes sociais do município.
A ex-vereadora e secretária de Saúde Elba Vasconcelos hoje mostra não só experiência de vida, mas também experiências políticas adquiridas em meio ao fogo cruzado de antigas rivalidades entre os dois principais grupos políticos da cidade. Ela soube respeitar os professores quando esteve à frente da educação, soube respeitar o povo quando esteve à frente da câmara de vereadores, e, hoje, à frente da saúde, sabe respeitar os seus colaboradores, que a elogiam onde quer que esteja.
De acordo com as observações de lideranças, o surgimento de novos nomes para disputar o poder executivo, a exemplo de Júnior de Barra Grande e Isabella Laranjeiras, ocorre devido à rejeição da velha política em Maragogi que saturou os eleitores. Diante disso, outros nomes poderão aparecer com a aproximação das eleições. Ainda de acordo com observadores, a ex-vereadora Elba Vasconcelos notadamente carrega nos ombros a maior parte da administração corrente, na qual muitos secretários são tidos como arrogantes. Tudo isso conclui na queda de popularidade da atual gestão.
Por telefone entramos em contato com a cada vez mais citada secretária de saúde e fizemos a seguinte pergunta:
A senhora secretária de saúde já percebeu o peso que está tendo politicamente para as eleições que se aproximam?
ELBA– Eu percebo o peso que tenho em meu trabalho, pois coloquei os pés no chão e comecei a cuidar dos cidadãos para melhorar a vida de todos. Nós não esperamos que o paciente venha até nós: o poder público vai à busca daqueles que precisam ser acompanhados com carinho, ou seja, tanto os agentes como os médicos se deslocam até as residências dos necessitados. Talvez esses exemplos tenham ajudado o meu nome a crescer. Mas digo: muito disso tudo se deve à autonomia do prefeito Sérgio Lira, que também busca meios para que isso aconteça. O meu peso político é ajudar os mais necessitados.
Elba Vasconcelos agradeceu a oportunidade e a confiança que está tendo perante os maragogienses.