Faleceu na noite desta quinta-feira (18), no hospital Regional de Porto Calvo, aos 109 anos de idade, dona Benedita Buarque de Gusmão, a popular Bilar Parteira. Ele era conhecida por toda região, por ser uma mulher simples, humilde e bem humorada, que com certeza, deixará saudades devido a sua alegria e simpatia.
A maragogiense de coração deixou um grande legado em sua linda história de vida percorrida entre as cidades de Porto Calvo e Maragogi. De acordo com seu relato, dona Bilar dedicou-se à profissão de parteira, resumindo o seu tempo em ajudar mães carentes a trazerem seus filhos ao mundo. Ela nasceu na cidade de Porto Calvo – AL, em 27 de outubro de 1912.
Dona Bilar realizou o seu primeiro parto os 15 anos de idade, e com a expansão do seu conhecimento, se tornou uma das mulheres mais bem requisitada da época. Quanto atingiu seus 70 anos de idade contabilizou 1.046 partos, mas só largou a profissão aos 90 anos.
Ela não tinha filhos e vivia em Maragogi sobre os cuidados do casal de amigos José Augusto e Marli Maria de Barros. Dona Bilar estava prestes a receber o título de cidadã maragogiense oferecido pelo vereador Júnior de Barra Grande (MDB). Com a notícia de sua morte, o vereador Júnior emocionado disse que a homenagem será seguida com todo protocolo e que o casal que cuidava dela, receberá o título.