Com o surgimento dos primeiros focos da sujeira em São Bento e Maragogi, populares arregaçaram as mangas e rapidamente dominaram grandes quantidades do óleo que chegavam a todo o momento. Assim, com ajuda de máquinas do município, as praias foram limpas em tempo recorde. Entretanto, os nativos preocupados com um possível retorno do petróleo, criaram o grupo para monitor as praias.
Ontem à noite (17) eles percorrem toda costa litorânea de Maragogi e encontraram apenas pequenos pedaços do óleo que foram recolhidos; hoje (18) pela manhã, fizeram o mesmo percurso e tudo estava normal. Mesmo assim o grupo não parou, e nesta sexta feira à tarde foi vez de monitorar os rios e manguezais de Maragogi.
A 48 horas do surgimento dos primeiros focos do óleo, e até o momento sem retorno, o grupo já pode comemorar o sucesso, pois todas as praias de Maragogi, inclusive as piscinas naturais, estão livres do produto químico e aptas para os turistas e nativos frequentarem normalmente. Devido a alguns meios de comunicação terem divulgado de forma errônea que as piscinas foram atingidas pelo óleo, todos pedem que leitores internautas divulguem em suas redes sociais que não é verdade, pois as famosas “GALES” (Piscinas naturais de Maragogi) continuam com suas águas claras e cristalinas esperando todos para os fantásticos mergulhos. Em nota, o próprio Núcleo de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente atestou, informando que o desastre ambiental não atingiu o principal atrativo turístico da cidade.
Nós que fazemos o Portal de Notícias Maragogiro também parabenizamos a iniciativa dos amigos de Maragogi. Parabéns MUTIRÃO DE LIMPEZA MARAGOGI.