Com a chegada da Alta Estação, o município de Maragogi, segundo polo turístico do Estado de Alagoas, é tomado por turistas e veranistas que buscam lazer em uma das praias mais populares do nordeste. Porém, o fluxo diário de aproximadamente 15 mil pessoas em uma cidade de apenas 33 mil habitantes tem o seu preço: roubos e furtos se tornam frequentes, principalmente nos fins de semanas, quando dobra o número de turistas.
Baseados em estatísticas anteriores, é praxe os empresários da área de turismo reunirem-se com as autoridades para traçar metas de segurança, com o intuito de coibir os criminosos que tentam tirar proveito dos inocentes, causando prejuízos até em veículos arrombados.
Convidado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Maragogi Júnior de Jozemir, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Alfredo Gaspar, reuniu-se com políticos e representantes do Trade Turístico local na tarde desta terça-feira (14), no Hotel Praia Dourada, para ouvir algumas reivindicações do setor. Na oportunidade, o Secretário apresentou o planejamento estratégico, além de mais um investimento do Estado na área de segurança, a implantação de um CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) em Maragogi, a ser construído ao lado do Fórum da cidade.
Estavam presentes na reunião: empresários e representantes do Trade turístico; o Prefeito Sérgio Lira; o vice Gabriel Vasconcelos; o Presidente da Câmara, Júnior de Jozemir; o secretário de Turismo, Diego Vasconcelos; Coronel Cláudio; Major Moacy; e o Sub-tenente Cassiano.
Diego Vasconcelos salientou que a segurança pública e o turismo devem andar lado a lado, afinal ninguém procura um destino turístico que coloque em risco a sua integridade física e da sua família. “A gente sempre está com o alerta ligado e ultimamente o que provocou isso foi que aumentou significativamente o índice de arrombamento de carros, casas e etc”.
Alfredo Gaspar expôs as antigas estatísticas da violência em Alagoas: “Alagoas era o Estado mais violento da Federação, em primeiro lugar por dez anos; havia dois mil duzentos e cinquenta homicídios de média por ano. Enquanto o Brasil tinha por volta de vinte e oito mortes por cem mil habitantes, Alagoas estava com setenta e três mortes por cem mil habitantes, mais que o dobro da média. Montamos uma estratégia e sete anos depois nós vamos entregar Alagoas com mil cento e trinta por ano, 50% do que foi no início do governo [… ]. Hoje estamos muito próximos da média brasileira”.
O secretário informou que para chegar ao sucesso da nova estatística houve um planejamento que incluiu a Região Norte. São Miguel dos Milagres, São Luiz de Quitunde, Matriz de Camaragibe e Porto de Pedras agora têm Centro Integrado de Segurança Pública, com ordem de serviço para construção em Paripueira; e nesta segunda-feira (13) foi homologada a construção de mais quatro CISP tipo 3, do tipo maior, contemplando Maragogi.
Com a construção de um CISP tipo 3 em Maragogi, serão englobados o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Regional e o 6º BPM.
O secretário informou que o problema maior de Maragogi é a fronteira com Pernambuco.
A pauta do Trade basicamente foi voltada para os furtos e arrombamentos entre os Distritos de Barra Grande e Peroba, dos quais o secretário não tinha conhecimento. Na oportunidade, o prefeito Sérgio Lira declarou que na festa de seu aniversário, realizada há poucos dias em Peroba, foram arrombados seis veículos.
Ainda se reclamou ao secretário das dificuldades de se registrar Boletim de Ocorrência em Maragogi. Porém Alfredo Gaspar respondeu que B.O. pode ser feito hoje na delegacia interativa, através da internet, onde é validado imediatamente e enviado à delegacia de origem. Ele salientou que esta novidade deve ser divulgada, para que as pessoas conheçam e usem mais da nova ferramenta.
Ao final da reunião, Alfredo Gaspar informou que a segurança nas praias será reforçada e que fará divulgação nas pousadas sobre a importância do registro virtual.
Para registrar Boletim de Ocorrência online, basta entrar no site do Ministério da Justiça (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/), escolher o Estado de Alagoas, representado pela sua bandeira, e registrar.
Ele também garantiu mais dois quadriciclos para reforçar a ronda nos pontos estratégicos, além do policiamento em motocicletas e helicóptero nos fins de semanas.
Em pouco tempo e com uma contundente explanação de segurança apresentada aos participantes da reunião, Alfredo Gaspar garantiu aos maragogienses mais atenção e vigilância mais frequente nas praias. Ele ainda reforçou a importância da Guarda Municipal participar dessas ações para coibir tentativas de furtos e roubos. O Major Moacy também solicitou do poder público atenção sobre a iluminação pública da estrada entre Maragogi e Japaratinga.
Alfredo Gaspar garantiu que tudo foi entronizado e que serão aperfeiçoados o Plano Verão e o que tiver de recursos e material humano. Sob os aplausos ao secretário, a reunião foi encerrada.