Na noite desta quinta-feira (06), os onze vereadores que compõem a Câmara de Maragogi se reuniram em Sessão Ordinária para debater projetos, requerimentos, indicações e ofícios.
O presidente da Casa, Júnior de Jozemir (PSDB), abriu o debate e liberou os microfones para que os parlamentares se pronunciassem, e o momento serviu para alguns agradecerem ao povo de Maragogi pelos votos conquistados aos seus candidatos a deputados.
Inscritos estavam: vereador Fio (MDB) Alcione Pinto (PP) Júnior de Barra Grande (MDB) e o vereador Dr. Jailson (PSDB) que teceu grandes elogios a Wagner Lira, filho do prefeito e candidato a deputado, que apesar da boa votação em Maragogi não logrou êxito em sua primeira candidatura.
Um momento tenso da sessão foi quando o vereador Fernando da Skol (PP) pediu para se pronunciar, e seu desabafo aumentou de forma brusca a audiência da transmissão no Instagram @camara_maragogi; Fernando da Skol usou todo o seu tempo de fala em desfavor do prefeito Sérgio Lira. Segundo o vereador, toda a sua equipe e inclusive sua esposa foram exonerados dos cargos que tinham na Prefeitura de Maragogi, após terem conseguido mais de dois mil votos para o candidato a deputado Henrique Chicão, apoiado por Fernando.
“Eu não ia falar, mas vi os amigos agradecendo aos votos recebidos pelos seus candidatos, então parabenizo o candidato Wagner pela votação dele, parabenizo cada um de vocês, eu sei que não foi fácil, eu conheço Sérgio Lira e sei que não gosta de gastar… O meu deputado estadual foi Henrique Chicão, e o federal era Artur Lira; quando o senhor prefeito, a quem eu quero parabenizar pela atitude, foi até até a rádio falar que tem cabo eleitoral pedindo voto para deputados se engrandecendo com as cirurgias pagas pelo município […]. Nesse momento, colegas, fiquei triste. Além disso, cortou os carros para Coruripe, com mais de seis cirurgias marcadas… Isso é fácil? Por picuinha de política perder a cirurgia. Então tomei uma decisão e falei com meu amigo Chicão, e ele disse ‘Alugue carro e o que precisar me ligue’… Consegui 2.195 para o meu estadual, e para o federal 1.397 votos […]. Não fui traidor, apenas fui humilhado. Hoje temos 14 famílias prejudicadas pelo prefeito […] Estou muito indignado, mas não serei oposição, mas não aceito o que ele fez. Minha esposa foi colocada para fora porque a nora do prefeito disse que a viu entregando santinho […]”, declarou, indignado, Fernando da Sok; e depois de chamar o prefeito de infantil, encerrou as palavras
Na sequência, o Presidente da Câmara passou os trabalhos destinados à ordem do dia e colocou em votação o projeto de número 021/2022, de autoria do vereador Jailson Carnaúba. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de cursos de primeiro socorros para os funcionários que têm contato direto com alunos de creches e escolas da rede pública municipal e particulares instaladas no município de Maragogi e de outras providências.
Em seu artigo primeiro, o projeto determina que a responsabilidade de qualificar os funcionários que têm contato direto com os alunos será das instituições públicas ou privadas. De acordo com segundo artigo, os cursos deverão ser realizados anualmente, quinze dias após o início das aulas.
O projeto de autoria do vereador Jailson Carnaúba foi aprovado por unanimidade. Na sequência, Júnior de Josemir encerrou a sessão.
(A gravação se encontra disponível no instagram da Câmara: @camara_maragogi).