Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso de poder econômico, cumulada com representação por captação ilícita de sufrágio proposta pelo PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO (PSD) contra DAVID KLEVISSON DA FONSECA SILVA PEDROSA (DAVID PEDROSA), ex-prefeito de Porto Calvo, que foi candidato à reeleição nas eleições passadas, culminou na sua condenação por abuso de poder econômico. O ex-prefeito teve cassados os seus direitos políticos por 08 anos.
Na ação judicial, Lívia Maria Mattos Melo Lima, Juíza Eleitoral da cidade de Porto Calvo, entendeu que o ex-prefeito David Pedrosa ofereceu vantagens a uma eleitora para captar votos de forma sorrateira, mediante contrapartida ilícita e vedada pela legislação. Conforme um áudio anexado no processo, que registra o ex-prefeito, a Justiça entendeu que as conversas caminharam pela troca de favores, culminando em oferecimento explícito de cargo em prol do voto de uma eleitora portocalvense, com verdadeiro intuito de se oferecer vantagem ilícita.
No mesmo processo, existiam acusações contra SEVERINO ANTÔNIO DA SILVA (TIL DA CARNE), candidato a Vice-Prefeito e LUIZ ANTÔNIO DE LIMA MARINHO NETO (NETO DA PROFESSORA CARMEM), candidato a vereador. Os dois foram inocentados pela justiça eleitoral de Porto Calvo.
Ao final da sentença, datada em 16 de março de 2021, a Justiça Eleitoral pediu que fosse remetida cópia dos autos ao Ministério Público de Porto Calvo para eventuais providências que entender pertinentes no campo disciplinar, de improbidade administrativa ou criminal.