Na noite desta quinta-feira (17), às 20h, o presidente da Câmara de Maragogi, Júnior do Jozemir, abriu mais uma sessão ordinária com a presença da maioria dos vereadores. Um dos assuntos mais debatidos pelos parlamentares foi o descaso nas estradas da Zona Rural do município.
Preocupado com o inverno que se aproxima, Júnior de Jozemir declarou não admitir que o sr. Mauro de Lima, chefe do Departamento de Estrada e Rodagem de Maragogi, volte a dizer que não tem culpa dos atoleiros encontrados nos últimos dias, uma vez que ainda estamos no verão. A preocupação do presidente ocorre justamente porque, apesar da aproximação dos tempos chuvosos, não tem conhecimento de nenhum planejamento sendo executado na Zona Rural para evitar que o povo fique ilhado no lamaçal uma vez mais.
De acordo com Júnior de Jozemir, o sr. Mauro de Lima sempre usa da artimanha para encontrar uma saída quando está chovendo e é cobrado pelos vereadores: “Está chovendo e eu não vou enxugar gelo com água, pois isso é só gastar dinheiro”, diria Mauro, segundo o presidente da Câmara.
“Depois de todo esse tempo de estiagem, uma chuvinha que deu neste início de semana, e já voltou tudo, e os atoleiros já começaram a atrapalhar o escoamento da produção agrícola. Qual será agora a saída do seu Mauro? Há muito tempo com a mesma história e o nosso povo se prejudicando e esperando uma solução. Espero que agora o prefeito Sérgio Lira tome alguma providência, pois a Câmara não aceita mais isso. Errar é uma coisa, permanecer no erro é outra”, declarou Júnior do Jozemir à nossa reportagem.
Em seguida, Júnior de Barra Grande (MDB), vereador de oposição, se disse triste com a situação das estradas: “Como é que o responsável consegue acabar com as estradas? Em Itabaiana e Água Fria tinha uma boa parte de estrada toda de areia, aí o senhor Mauro foi lá e colocou barro vermelho por cima, agora se tornou um verdadeiro atoleiro, e os veículos que antes nunca tiveram problemas na área, agora estão atolando”.
A vereadora Alcino Pinto (PP) sugeriu que fosse feito um requerimento solicitando a presença do sr. Mauro na Câmara, para que ele exponha o seu plano estratégico para solucionar os estragos da Zona Rural, antes que o inverno chegue. Todavia, o vereador Dr. Jailson (PSDB) discordou da presença do senhor Mauro na Câmara, devido aos modos do chefe de departamento, que seria “muito ignorante com quem vai falar com ele”: “Muito e não é pouco não, inclusive usa palavras de baixo calão com as pessoas. Trazer um camarada desse pra cá, e depois de chegar aqui, ele vai querer denegrir a imagem de A e de B, num microfone desse, e palavras dadas não se tira, vai desmoralizar um vereador ou outros e outros…”, declarou o vereador, que sugeriu fazer um requerimento coletivo para o prefeito Sérgio Lira tomar providências.
Dr. Jailson também demonstrou insatisfação com INCRA devido ao montante de dinheiro que será gasto no calçamento das agrovilas, enquanto as estradas de escoamento são postas em segundo plano.
O vereador Pipo (PP), solicitou através de requerimento os nomes dos responsáveis pelas máquinas do município, que segundo ele, quando busca informações, é avisado que as máquinas pertencem à infraestrutura, ao solicitar, tem nova informação de que pertence à agricultura, e assim, não consegue saber quem realmente tem o poder sobre as máquinas.
Júnior de Jozemir ponderou que a responsabilidade das negligências nas estradas causadas pelo senhor Mauro acaba recaindo sobre os vereadores, constantemente cobrados pela população sem poder fazer nada a respeito, pois devem esperar a ação do senhor Mauro, um cidadão que há cinco anos só conseguiu aumentar os problemas da Zona Rural.
Ao final, ficou acertado entre os parlamentares, inclusive com o aval do líder do governo, Major Paulo Nunes, que o requerimento coletivo será enviado ao prefeito Fernando Sérgio Lira para que as providências sejam tomadas com urgência, inclusive, se for o caso, com a substituição do senhor Mauro Lima por um profissional mais capacitado.
Após isso, Júnior de Jozemir encerrou a sessão ordinária.
Simples de resolver: se ele não é competente na função é só trocar por um melhor!!!