Operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nas praias do Litoral Norte de Alagoas estão a todo vapor desde o ano passado, quando o órgão lacrou e multou vários bares e restaurantes na orla de Maragogi. Já na semana passada, foi a vez dos barracos de ambulantes que estavam montados ao lado dos grandes hotéis da cidade de serem demolidos pelo IBAMA.
Na manhã desta terça-feira (26), chegou a vez do povoado de Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, onde o IBAMA também lacrou todos os bares e restaurantes por conta do mesmo problema que aconteceu em Maragogi, ou seja, a falta da famosa licença ambiental. Após a ação, tanto os comerciantes, como os funcionários dos estabelecimentos ficaram atônitos e sem saber o que fazer.
O povoado de Barreiras de Boqueirão em Japaratinga é famoso pelas belas praias e paisagens que chamam a atenção de turistas e veranistas o ano inteiro, e o único comércios que alavanca a economia local, são bares, restaurantes e lojas de artesanatos. “Com esta ação do órgão, dezenas de pessoas ficarão desempregas por enquanto.” Revela o dono de um restaurante.
Já um agente do IBAMA falou à reportagem do Maragogiro que, sem essas licenças, fica difícil de trabalhar, pois é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente. Este tipos de operação já vem acontecendo em várias cidades litorâneas de Alagoas.