Na manhã desta quarta feira (11), o Arcebispo Metropolitano Dom Antônio Muniz celebrou uma missa campal em comemoração da restauração das ruínas de São Bento. O evento contou com a participação de vários sacerdotes e representantes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional). Também compareceram à cerimônia o padre Júnior, Pároco de Maragogi; Frei Ramos, Pároco de Japaratinga; padre Manoel José, natural de São Bento; além do Padre Alex e do Cônego Severino Fernando, que já foram Párocos de Maragogi.
Dom Antônio revelou aos presentes que um sonho de quase dez anos está se concretizando com a primeira etapa da obra. Depois de relatar em seu discurso parte da história do antigo templo Beneditino, que decaiu em ruínas abandonadas, o Bispo agradeceu a todos que se empenharam na obra e pediu ao povo de São Bento para cuidar do valioso patrimônio.
Sandro, técnico do IPHAN, falou do empenho do Bispo no projeto e que juntos eles conseguiram que o Fundo de Direitos Difusos (FDD) abrisse o edital da obra. Ainda de acordo com Sandro, as obras seguintes consistirão em uma capela, estacionamento, projeto de um anfiteatro e pontos comerciais que serão liberados por meio de licitações, para que os empresários desenvolvam atividades de turismo sustentável.
Paulo Campolino, auditor Federal que veio de Brasília para o evento, agradeceu ao Bispo Dom Antônio, ao IPHAN de Alagoas, ao Senador Fernando Collor e ao prefeito Sérgio Lira pelo esforço de todos para a conclusão da primeira etapa da obra.
Fernando James, que representou o seu pai, Fernando Collor, disse que o senador é amigo e parceiro do IPHAN e deixou uma mensagem de fé e esperança de que ajudará a dar continuidade à obra.
Ao final da missa, houve o descerramento da placa de inauguração da primeira etapa.