“Nós vamos seguir avançando. A meta é, até o final de 2022, entregarmos mais 20 CISPs e chegarmos à marca de 50 Centros Integrados construídos pelo Governo do Estado em Alagoas”, informou Renan Filho.
Com a entrega do CISP de Matriz de Camaragibe, a região Norte do Estado passa a contar com três Centros Integrados em operação; os outros dois ficam nos municípios de São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Em breve, será inaugurada a quarta unidade, que está sendo levantada em Porto de Pedras, também no Norte do estado.
“Porto de Pedras está com o andamento do Centro Integrado avançado e vamos inaugurá-lo nos próximos dias. Além disso, a cidade de Porto Calvo também vai receber um CISP aqui na região”, anunciou o governador.
A estratégia de Segurança Pública teve início em setembro de 2016 com a construção do primeiro CISP, instalado no município de Boca da Mata. Agora, os Centros Integrados já estão presentes em todas as regiões do estado, fortalecendo a integração policial e garantindo a segurança de quase um milhão de alagoanos nas 30 cidades contempladas.
“Só para vocês terem uma noção, aqui em Matriz de Camaragibe, em 2015, houve 27 homicídios. Agora, em 2021, estamos no 6° mês e tivemos apenas três homicídios. Isso é a política de Segurança Pública do Governo dando resultado. E agora, com a instalação desse Centro Integrado, a tendência é que zeremos esses números”, projetou o secretário Alfredo Gaspar.
Ao todo, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 77,5 milhões em recursos do Tesouro Estadual na construção dos Centros do tipo I e II. As unidades integram as forças policiais por meio de instalações modernas, funcionais e seguras.
“Vamos continuar fazendo concurso público, renovando a frota de veículos e de helicópteros; modernizando armamentos, enfim, melhorando toda a estrutura física e entregando o resultado, que é o que interessa: a redução da violência”, acrescentou Gaspar, anunciando a aquisição de mais 100 viaturas para a Segurança Pública de Alagoas, além das 200 unidades blindadas entregues recentemente.
A população dos municípios contemplados com os CISPs passa a contar com presença policial 24 horas e reforço no policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar (PM). Todos os Centros Integrados têm viaturas do Força Tarefa. O programa intensifica as operações nas cidades e no entorno delas. O prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante, comemorou a instalação do CISP na cidade, ao lado da deputada estadual Flávia Cavalcante e do ex-prefeito Cícero Cavalcante.
“É muito importante esse CISP aqui em Matriz de Camaragibe para proteger não só a nossa população, mas a de todos os municípios vizinhos”, observou o prefeito.
Já estão em funcionamento CISPs nas cidades de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio e Craíbas.
Estão em construção, ainda, duas unidades do tipo II, em Rio Largo e Palmeira dos Índios, e uma unidade do tipo I, em Novo Lino, que em breve serão entregues à população.
Ainda em Matriz de Camaragibe, o governador e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, entregaram o acesso à Usina Camaragibe. Com 4 km de extensão, a via da AL-205 foi totalmente recuperada por meio do programa Pró-Estrada.
“Essa foi uma obra muito demandada, e muito importante, pelas pessoas que lá moram e pela relevância econômica e social da Usina Camaragibe, uma das maiores geradoras de emprego da região Norte de Alagoas”, destacou Renan Filho.
Texto de Severino Carvalho