Na manhã desta quinta feira (04), o Governador Renan Filho participou de dois importantes eventos na cidade de Maragogi, litoral norte de Alagoas.
O primeiro foi o lançamento do Cartão CRIA, que vai funcionar como uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 a todas as famílias inscritas no Cadúnico do estado e que tenham filhos com idade até 60 meses, ou seja, 5 anos. Também participaram da cerimônia o Senador Renan Calheiros, o Ministro de Turismo Gilson Machado, o prefeito de Maragogi Sérgio Lira, a deputada Cibelle Moura, o deputado Léo Loureiro, o presidente da câmara de vereadores de Maragogi Júnior de Jozemir, os vereadores Dani da Elba, Júnior de Barra Grande, Irmã mônica, Enemércio e vários prefeitos das regiões norte de alagoas e sul de Pernambuco.
De acordo com o governador Renan Filho, essa iniciativa é um esforço de ajudar a quem mais precisa. No seu discurso, ele ilustrou a necessidade do povo ao recordar um caso de quando era prefeito, e uma senhora lhe pediu ajuda para comprar um remédio. Foi vivendo essa história que ele percebeu as dificuldades que o povo passa no dia-a-dia. “Esse CARTÃO CRIA é o maior programa social da história do Estado e o maior programa social do Brasil, menor apenas que o programa Bolsa Família. Esse é o grande anúncio para Alagoas no momento de pandemia. O Estado vai aportar 220 milhões de reais em cartões no valor de cem reais para as famílias mais pobres.” Antes de encerrar suas palavras no primeiro momento, o governador agradeceu ao prefeito Sérgio Lira pela parceria e disponibilidade para a realização das obras, a exemplo do aeroporto que está por vir, assim como ao Ministro Gilson Machado.
O programa de transferência de renda faz parte do Programa Criança Alagoana (CRIA), criado pelo Estado para garantir o desenvolvimento integral da primeira infância e coordenado pela primeira-dama do estado, Renata Calheiros. Consistirá em um auxílio financeiro pago mensalmente, através da Caixa Econômica, que deverá ser destinado a compras de alimentos para garantir mais qualidade nutricional para gestantes e crianças.
Sob aplausos, o governador encerrou sua primeira cerimônia na sede da COOPEAGRO e seguiu com sua comitiva para o engenho Calabouço, onde foi lançada a pedra fundamental para a construção do aeroporto de Maragogi.
Em suas palavras, o governador ressaltou a importância da construção do aeroporto para induzir o desenvolvimento econômico do Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco pelo crescimento dos empreendimentos do ramo turístico. “Esse aeroporto será também uma alternativa para transportar cargas de Suape, porque é muito difícil fazer tudo isso pelo aeroporto de Recife. Então esse aeroporto vai alavancar o turismo, facilitar a escoação de produção do nordeste brasileiro e garantir a chegada mais fácil de turistas aqui, diminuindo o tempo em mais de uma hora de veículo. Isso vai ser um divisor de águas. Esse aeroporto será construído com 100% de recursos do Estado e também será investido em estrutura urbana, como em Porto de Galinhas.”
O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto parabenizou o prefeito Sérgio Lira e o Governador Renan Filho pela iniciativa, ressaltando que é Pernambucano mas tem o coração alagoano, e que o aeroporto é um sonho da região que ele participou desde a gênese. “Já anunciamos a construção desse aeroporto na rádio Maragogi umas oito vezes, mas agora a gente está aqui colocando a pedra fundamental. Só quem sabe da importância desse momento é quem é da região, e o que está acontecendo hoje ficará na história de toda região norte de Alagoas.” Ao encerrar suas palavras, o ministro ainda ressaltou da importância de se consertar as estradas da AL 101 e PE 60 com uma possível federalização.
O prefeito Sérgio Lira falou do dia marcante na história de Maragogi e da grande importância do aeroporto na drenagem da produção da fruticultura do interior e a rapidez para os grandes centros urbanos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro etc., que será vital para transformar a região. “Essa obra será bem vinda, mesmo sendo do Estado; nós daremos total apoio no que for possível. Aproveito para parabenizar os prefeitos da Mata Sul de Pernambuco e dizer que essa é uma obra pública regional: o aeroporto não vai servir só para Maragogi, ele é para desenvolver o território. E vamos entender que esse negócio de fronteira é ficção, o mais importante é o destino da gente e o destino do turismo.” Para encerrar, o prefeito Sérgio Lira agradeceu ao governador também pela criação do projeto CRIA, informado que já faz isso em Maragogi desde seu primeiro ano de eleição com o projeto na Escola, que tem o mesmo valor e as mesmas parcelas, abrangendo aquelas famílias que não foram contempladas com o Bolsa Família.
O Senador Renan Calheiros recordou de quando Sérgio Lira entrou na política e de todas as conversas que tiveram, quando era cobrado pelo prefeito de recursos para o aeroporto de Maragogi. Naquela oportunidade, a obra não andou devido aos problemas ambientais, de limites de Estados e dos investimentos de Pernambuco, que não aconteceram. Porém, chegou o momento: “Agora estou muito feliz porque Alagoas, na contramão do que está acontecendo no Brasil, que nem orçamento tem, dispõe em caixa uma margem de 6 bilhões de reais para fazer investimento nos próximos dois anos”, finalizou o Senador.
A grande obra promete ser divisor de água na geração de renda e no turismo em Maragogi.