O Hospital Regional do Norte, localizado no município de Porto Calvo, foi inaugurado pelo o governador do Estado, Renan Filho, na manhã desta segunda-feira (6). A unidade hospitalar beneficiará mais de 150 mil pessoas. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, o empreendimento teve sua abertura antecipada devido à pandemia do novo coronavírus, e atenderá, inicialmente, apenas pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19.
Além do governador Renan Filho (MDB), participaram das solenidades o deputado Sérgio Toledo, prefeitos da Região Norte, secretários de Estado e outras autoridades. A unidade entra em funcionamento a partir desta terça-feira (7).
O Hospital Regional do Norte tem capacidade para 123 leitos e vai gerar mais de 500 empregos. No entanto, serão disponibilizados 60 leitos, 50 de enfermaria (clínicos) e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento do novo coronavírus.
O hospital foi construído em uma área de 11.320 m², e recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões. Conforme o projeto elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS).
O hospital atenderá os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi.
Depois da pandemia, a unidade hospitalar passará a ser porta aberta e funcionará normalmente, com atendimentos de urgência e demais tipos de procedimentos, evitando assim, que os moradores da região Norte se desloquem para Maceió em busca de assistência médica.
*Por assessoria.