O dia primeiro de setembro de 2022 entra para a história de Maragogi como um dos dias mais importantes na vida dos servidores públicos do município. Após décadas, todos os funcionários, sem exceção, estão com os seus Planos de Cargos e Carreiras garantidos por lei.
Na noite desta quinta-feira (1), diversos servidores públicos compareceram à casa Everaldo Solano de Vasconcelos, no centro de Maragogi, para acompanhar de perto o momento em que todos os vereadores, tanto da base aliada quanto da oposição, disseram ‘sim’ à aprovação do Plano de Cargo e Carreira da Administração (PCCA). A expectativa era grande, pois os únicos setores contemplados até então com o PCC eram a Educação e a Saúde.
Com a façanha, e levando em consideração o tamanho e a importância do projeto, o governo de Sérgio Lira deu um gigantesco salto no melhoramento da vida dos servidores públicos de Maragogi, sobretudo aos funcionários assalariados, que agora terão mais dignidade, pois o PCC dará entusiasmo ao servidor, que buscará novos conhecimentos, e, com isto, seus salários aumentarão conforme com sua graduação.
O projeto passará a valer a partir de Janeiro de 2023. Então, todos os funcionários públicos da prefeitura de Maragogi estarão acobertados com o seu Plano de Cargo e Carreira, exaurindo de vez a defasagem salarial. Alinhado a isto, os funcionários da prefeitura atingirão seus objetivos definidos como um conjunto de metas e ações que ajudam um profissional a se destacar a longo prazo. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos melhores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho.
Destacamos que a grande vantagem de um Plano de Cargo e Carreira é tornar o servidor em um entusiasmado em aprofundar-se na própria área do conhecimento, transformando-se em uma referência dentro das repartições públicas. Outro ponto positivo a ser observado é sobre a qualidade de vida, que tende a melhorar. Isso acontece porque a pessoa passa a saber qual caminho deve seguir, e, portanto, está menos sujeita a conviver com a incerteza e com outros sentimentos prejudiciais à saúde emocional. O sujeito tem a percepção de que o seu esforço contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.
Entusiasmados, os vereadores debateram por mais de uma hora sobre o novo modelo de gestão para os servidores do município, e destacaram as cobranças constantes feitas ao prefeito Sérgio Lira, para que o projeto chegasse ao Poder Legislativo. Ficaram de fora do PCC apenas os funcionários das autarquias, mas os vereadores garantiram que cobraram agilidade ao prefeito.
Depois da aprovação do projeto, o presidente da Câmara, Júnior de Jozemir, encerrou a sessão.
A tabela do PCC da Administração traz a progressão dos cargos tanto horizontal quanto vertical e os vencimentos dos grupos ocupacionais.
A partir de janeiro o funcionário público de apoio operacional com direito a 30 horas, terá seus vencimentos iniciais em um salário mínimo. Ele também será enquadrado em classes e níveis, podendo atingir, dentro da progressão à classe (K) até o nível vertical (III), atingindo até 8% do aumento salarial.
A regra segue para os demais cargos, por exemplo: Um funcionário especialista iniciará seus vencimentos com R$ 3.245,84 (três mil, duzentos e quarenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos), e a progressão lhe proporcionará até R$ 6.152,00 (Seis mil, cento e cinquenta e dois reais).
Fernando Sérgio Lira entra para a história sendo o gestor que implantou todos os Planos de Cargos e Carreira para os servidores do município de Maragogi.
Segue abaixo a tabela com os valores dos novos salários e progressão dos servidores.
Com relação a certas áreas, o executivo vai bem. Mas na infra estrutura, misericórdia, tá péssimo. Vejo quando passo em São Bento, Barra Grande e Peroba as estradas em péssimas condições; inverno, lama, verão, poeira, fora as crateras, absurdo!!!!!