Eleito em 2016 com 5,69% de votos do eleitorado maragogiense, Júnior do Jozemir se tornou um dos vereadores mais jovens da região norte de Alagoas. Ele sucedeu o seu pai, Jozemir Cavalcanti. Júnior do Jozemir, como é conhecido, fala com exclusividade ao portal Maragogiro e reafirma a sua pré-candidatura ao legislativo.
MARAGOGIRO — Como o senhor se sentiu ao assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores, depois que seu pai desistiu de participar do pleito anterior, de 2016?
JÚNIOR DO JOZEMIR — Quando meu pai foi vereador, eu sempre estive com ele participando das mais diversas ações em prol da população. Por esta razão, quando ele decidiu apoiar o meu nome, mesmo com o pouco de experiência que tinha fiquei tranquilo ao assumir umas das cadeiras do legislativo. Entretanto, falo agora com mais convicção por ter adquiro mais experiência, razão para me lançar novamente pré-candidato a vereador pelo PSDB.
MARAGOGIRO — O que representou para o senhor esta nova vida na Câmara de Vereadores?
JÚNIOR DO JOZEMIR — Para um jovem que inicia a vida política, foi um grande desafio vencido com muito trabalho. O sucesso foi fruto da dedicação e esforço de um grupo leal de amigos e da minha família. Em sentido mais amplo, esta minha nova carreira eu devo ao eleitor que busca sempre melhorias para o município.
MARAGOGIRO — No seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? E o que fez de possível para solucioná-los?
JÚNIOR DO JOZEMIR — Enquanto candidato, nossa plataforma de campanha propunha dialogar propositivamente com o executivo para buscar soluções aos diferentes problemas da cidade, tais como a fragilidade na infraestrutura de saneamento básico e saúde, de acessibilidade e mobilidade urbana, de emprego/capacitação técnica e profissional aos jovens, de segurança etc. Como cidadão, estou convicto de que o Poder Legislativo deve oportunizar esse debate e buscar parcerias que garantam mais qualidade de vida aos munícipes. O povo não participa das sessões, mas sempre busquei ajuda do prefeito através de requerimentos de melhorias; muitos foram atendidos, outros, não.
MARAGOGIRO — Sendo reeleito, quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?
JÚNIOR DO JOZEMIR — Inicialmente, eleger uma Mesa Diretora forte, competente e independente, ou seja, garantir que o Poder Legislativo exerça com democracia e transparência a elaboração de políticas públicas e garanta sua função de legislar e fiscalizar.
MARAGOGIRO — Maragogi é uma cidade turística e ainda tem grandes problemas. De que formas seria possível solucioná-los?
JÚNIOR DO JOZEMIR — Nossa cidade é turística, mas ainda apresenta deficiências no atual cenário de desenvolvimento. Somos privilegiados pela natureza e temos grande potencial, mas precisamos refletir sobre vários aspectos entre infraestrutura básica, acesso, aspectos institucionais e mercadológicos, entre outros pontos, para que, realmente, possamos desenvolver nosso turismo de forma competitiva, pautado na sustentabilidade e na integração do setor, com o objetivo de gerar benefícios para a comunidade local e visitantes.
MARAGOGIRO — Sobre a juventude, fale sobre a ociosidade e os efeitos causados por ela.
JÚNIOR DO JOZEMIR — A ociosidade é um fator preocupante, porque domina o avanço do uso de drogas ilícitas que se dá em velocidade aterrorizante entre os jovens de todas as classes socioeconômicas e exige urgência na formulação e na prática de políticas públicas eficientes para atendimento desta população de dependentes químicos. Por isso, o combate a esse mal não pode ficar restrito ao trabalho, somente, das esferas governamentais ou das polícias. A solução depende de todos nós, do nosso poder de organização, da nossa vontade de lutar pelas pessoas. É fundamental o poder público e o sistema de saúde construir uma campanha de prevenção que envolva a participação da sociedade, das organizações, das famílias, das igrejas, dos jovens e voluntários.
MARAGOGIRO — Agradecemos a sua participação neste momento democrático e desejamos boa sorte em mais uma caminha junto ao legislativo.
JÚNIOR DO JOZEMIR — Eu que agradeço a oportunidade e reforço as minhas palavras avisando que sou pré-candidato à reeleição de vereador pelo PSDB e estou apoiando Sérgio Lira, prefeito e candidato a reeleição.