Executando duas operações conjuntas deflagradas nesta quarta-feira (29), no município de Penedo e em Maceió, as Polícias Civil e Militar cumprem 49 mandados, sendo 30 de prisão e 19 de busca e apreensão. No total, vinte pessoas foram presas em Penedo e uma em Maceió.
As operações foram denominadas, respectivamente, “Quebra Cabeça” e “Lupanar”. Coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), elas buscam combater duas organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas.
“Quebra Cabeça” tem esse nome devido ao emaranhado de atos criminosos realizados pela organização alvo, que atua no tráfico de drogas na parte baixa de Penedo. A operação cumpre 15 mandados de prisão e oito de busca e apreensão na cidade, expeditos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Investigações apontam que os criminosos têm ligações com os estados de Minas Gerais e Paraná, nos quais também se cumpriram mandados.
Por sua vez, a operação Lupanar cumpre 15 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Maceió, incentivados pela descoberta de que um dos integrantes do grupo alvo mora em Maceió, no bairro do Bom Parto, onde armazenava droga que seria comercializada em Penedo. O nome da operação vem da área de atuação do grupo investigado, cujas atividades criminosas aconteciam em um prostíbulo da cidade.
Ambas as operações são coordenadas pelo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, pelo delegado Gustavo Xavier, pelo delegado regional de Penedo, Fernando Lustosa, pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), tenente-coronel Moura, pelo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Coutinho, e pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel César Monte.
Participam do cumprimento dos mandados policiais militares do BOPE, 11º Batalhão, Batalhão Rodoviário (BPRv), 1ª Companhia Independente, agentes da DEIC, TIGRE, Delegacia de Narcóticos (Denarc) e 7ª Delegacia Regional de Penedo, além do Grupamento Aéreo da SSP.
A operação Quebra Cabeça conta com apoio ainda da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 163ª Companhia do 29º Batalhão.