Em 16 de maio é comemorado o Dia do Gari. Atualmente, são mais de 100 profissionais da Empresa Saneape espalhados por toda Maragogi para cuidar da limpeza das ruas, praças e espaços públicos.
A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis pela limpeza das vias públicas e todo lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.
A profissão, agregada ao trabalho digno, é importante para deixar a cidade limpa. Todos os funcionários da Saneape demonstram satisfação em fazer parte do grupo. “Adoro meu trabalho. Sinto-me importante em contribuir com a cidade limpa. Neste dia temos que comemorar muito, faça sol ou chuva estamos nas ruas”, afirmou Maria Cícera, responsável pela limpeza em ruas do Distrito de São Bento.
O empresário conhecido por Júnior da Saneape destacou a importância do profissional da limpeza para manter uma cidade mais organizada. “Cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita porque esses profissionais estão diariamente trabalhando duro para isso acontecer. É necessário também que cada maragogiense faça sua parte em não jogar lixo nas ruas. Nossos parabéns para todos garis que zelam por nossa cidade”, disse.
Para o supervisor da Saneape, André Pinto, que há 14 anos trabalha com limpeza urbana, os garis são profissionais que carregam em seu ofício um trabalho fundamental e precisam da sensibilização da sociedade para apoiá-los. “Todos os dias eles ficam nas ruas limpando e às vezes precisam de apoio de moradores, seja por um gesto de amizade ou por um simples copo de água, e essa sincronia é de suma importância para que a sociedade contribua de forma eficaz”, destacou André Pinto.
O termo gari surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary. Ele ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os garis.
“Não se trata de varrer ruas, calçadas, limpar porta das casas, recolher lixo (que a gente insiste em sujar). Se trata de um trabalho honesto, um meio para um fim. A nossa necessidade de viver em um local habitável e limpo. É para todos, viva o gari. “
Feliz dia 16 de maio.