O Levantamento Rápido de Índices de Infestações pelo Aedes aegypti (LIRAa), de 2018, mostrou que 59 municípios alagoanos estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika, e chikungunya. Desse total, 48 estão em alerta e 11 em risco de apresentarem surto das doenças.Segundo o relatório, 43 municípios do estado estão em situação satisfatória, entre eles a capital do estado, Maceió.
Os municípios de Arapiraca, Craíbas , Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Jatamataia, Major Izidoro, Maribondo, Murici, Paulo Jacinto, Senador Rui Palmeira e Taquarana são os que apresentam risco de apresentarem surto das doenças.
Maceió, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Maragogi estão entre os municípios que apresentam quadros satisfatórios. Já Campo Alegre, Coité do Nóia, Água Branca, Batalha e Palmeira dos Índios estão entre as cidades que estão em situação de alerta.
Abaixo, confira situação dos municípios do estado. Os marcados em verde apresentam situação satisfatória, os vermelho estão em situação de risco e os em amarelo, situação de alerta, conforme o LIRAa.
A ordem da tabela, respectivamente, é: Código / Município / Estado / Índice de Infestação Predial (IPP).