Com a presença dos onze vereadores e havendo quórum suficiente, o presidente da casa Everaldo Solano de Vasconcelos, o sr. Zezinho do Vane (PSDB), abriu os debates no dia de ontem (30) na 11° sessão ordinária para os pronunciamentos dos vereadores.
O próprio presidente Zezinho do Vane abriu os debates pedindo através de requerimento que fosse providenciado um corrimão para uma escadaria localizada no Alto do Cuscuz, no povoado de São Bento, que em sequência foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.
Em seguida o vereador Euredes (PT) reclamou dos serviços que estão sendo feitos nas pontes da zona rural, pois de acordo com ele, as brechas que estão ficando no meio da passarela estão causando acidentes entre moradores, como tombos e quedas. Entretanto, o vereador Zezinho do Vane informou ao vereador Euredes que está acompanhando os trabalhos, que ainda estão em fase de conclusão, por isso está havendo transtornos.
O vereador Júnior de Barra Grande (SD) requereu ao município ajuda em canos para interligar algumas casas do povoado e tirar um esgoto que fica em frente ao centro de informações turísticas. De acordo com o vereador, 20 canos serão suficientes para resolver o problema, informando também que já tinha entrado em contato com as secretárias envolvidas. O vereador ainda expôs para todos que foi dado mais um passo positivo no congresso Nacional sobre os Precatórios do Fundef favorável aos professores.
Já o vereador Dr. Jailson Carnaúba (PDT) falou sobre a decisão judicial que suspendeu as inscrições para o concurso público da prefeitura de Maragogi. Ele lembrou o caso de Japaratinga, em que a justiça anulou o concurso depois de quinze anos e todos os funcionários foram colocados para fora. “A lisura deve começar no edital até a fase final do concurso para que ninguém seja prejudicado futuramente”. Ele também fez requerimento ao governo do Estado pedindo que fosse feita perícia embaixo de todas as pontes dentro do município.
Depois de aprovados todos os requerimentos por unanimidade, foi colocado para apreciação uma alteração no projeto de lei que se trata das comemorações do dia do evangélico em Maragogi. O vereador Pipo, autor do pedido da alteração, explicou que as medidas foram tomadas em comum acordo com os líderes das demais Igrejas evangélicas, entendendo que o dia do evangélico municipal estaria contrariando a grade curricular por existir dois feriados próximos um do outro, então após a alteração, o dia do evangélico passará a ser comemorado no mesmo dia da comemoração estadual, que é dia 30 de novembro.
Após essas discussões, o vereador Zezinho do Vane encerrou a sessão.