Com a presença dos onze vereadores, o presidente da casa Zezinho do Vane (PSDB) abriu os debates na noite dessa quinta feira (27) onde todos os vereadores puderam se pronunciar, enviando ofícios e requerimentos para os órgãos competentes do município.
Entre os debates, o vereador Dr. Jailson (PDT) aproveitou o momento para parabenizar a atleta Geyse Ferreira, maragogiense que foi convocada pela seleção brasileira feminina de futebol e que disputou o campeonato mundial na França. “É um orgulho ouvir o narrador da Rede Globo de televisão informar que Geyse é de Maragogi, umas das cidades mais lindas do estado de Alagoas. Uma propaganda falando em Maragogi na Globo custa um valor incalculável”, agradece o vereador.
Diante da desvalorização do futebol feminino em comparação com o masculino, o vereador propôs ao município que enviasse para a câmara um projeto de lei denominado de Bolsa Atleta com o objetivo de tornar Geyse Ferreira uma Embaixadora, que além de representar legalmente o município em qualquer parte do mundo, a jogadora de São Bento poderá ser beneficiada financeiramente com algum tipo de ajuda cedida pelo o programa.
(Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esportebrasileiro criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.)
Já o vereador Euredes (PT) requereu para a empresa Equatorial, antiga Eletrobrás, que fossem tomadas devidas providências sobre uma rede elétrica que está muito baixa, a ponto de caminhões carregados quase toparem nela. O problema é no assentamento Bom Jesus. O vereador aproveitou a fala e fez duras críticas aos responsáveis contratados pelo município para fazer manutenção nas estradas da zona rural. “Pai e Filho vivem pra lá e pra cá em duas caminhonetas; o município está gastando uma fortuna e não resolvem nada, nem opinião eles aceitam.” Finalizou o vereador indignado.
Júnior de Barra Grande (SD) informou aos demais vereadores o que estava acontecendo com a construção de banheiros públicos em São Bento e Tábua Lascada, onde várias irregularidades da empresa contratada pela prefeitura foram constatadas por ele, ao fiscalizar a obra avaliada em mais de meio milhão de reais. O vereador requereu do município prestação de contas. “Quero saber se ainda existe dinheiro para finalizar a obra, pois de acordo com o projeto, os prazos estão se esgotando e apenas 29 banheiros foram construídos até o momento. Isso aconteceu porque a prefeitura de Maragogi tirou o Portal Transparência do ar.” Revela o vereador Júnior de Barra Grande.
Após os debates, foram apresentados alguns projetos de lei. Entre eles a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que foi aprovada em primeiro, ficando para próxima sessão o segundo turno. Em sequência, a câmara entrará em recesso.
A prefeitura de Maragogi executou uma solicitação do vereador Zezinho Vane, que pediu para que fosse colocado corrimãos nas escadarias do Alto do Cuscuz em São Bento; por esta razão, o presidente da casa agradeceu ao prefeito Sérgio Lira por ter executado a obra em tão pouco tempo. Ele ainda informou à nossa reportagem que o prefeito vem atendendo dentro da medida do possível todos os requerimentos enviados pelos os vereadores.