Em virtude da autorização da Anvisa para utilização emergencial das Vacinas Coronavac e Oxford, nesse último Domingo(17). No mesmo dia, o Governador de Alagoas Renan filho (MDB), comunicou em suas redes sociais que estava se dirigindo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo(AL), para pegar voo às 20 horas com destino a Guarulhos(SP), com o intuito de participar da Solenidade de distribuição das Vacinas para todos os Estados brasileiros, realizada pelo Ministério da Saúde, nessa Segunda (18), às 7 horas.
Nessa Segunda (18), às 10:49 da manhã, Renan Filho(MDB) se pronunciou logo após ter saído da Solenidade de distribuição das Vacinas em Guarulhos (SP), no Aeroporto da cidade. Ele informou que já estava se dirigindo para receber as 71.080 doses no Aeroporto Zumbi dos Palmares, o que seria necessário para imunização dos mais de 35 mil alagoanos, visto que a aplicação será feita em duas doses. E a partir disso, promover o translado das vacinas, junto com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), ao local que serão acondicionadas de maneira tecnicamente correta. Após isso, haverá a realização de uma reunião final para preparação do início da vacinação, assim como da distribuição das doses para as cidades, segundo o Governador do Estado.
De acordo com o Governador, nessa terça-feira(19) serão vacinadas as primeiras pessoas em Alagoas contra covid-19, por volta das 8 horas, com preferência aos grupos de risco prioritários: Os profissionais da saúde, indígenas, idosos com mais de 75 anos e das pessoas que já tem algo tipo de comorbidade; em decorrência da recomendação feita pelo Ministério da Saúde. Renan (MDB) afirma quê: “Ao longo dos próximos meses nós iremos sempre receber vacinas, a expectativa é que o Instituto Butantan e a Fiocruz produzam 100 milhões de vacinas até Abril, após autorização da produção Nacional pela Anvisa”. Renan finalizou sua live dizendo que esse era um ano de esperança, caracterizando um “divisor de águas” depois de toda dor passada em 2020.
*Por Flávio Dias