A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou, nesta segunda-feira (6), a criação do Programa CastraSim, cujo objetivo é castrar fêmeas de cães e gatos em Alagoas. É o primeiro projeto no país que oferece o serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em live, Alexandre Ayres, secretário da Saúde, apresentou o programa e chamou as pessoas jurídicas prestadoras do serviço de medicina veterinária a se cadastrarem para a realização das castrações.
O documento foi publicado no último dia 2 de dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE), e a fase de habilitação vai até às 12h do dia 4 de janeiro de 2022. Estima-se que sejam investidos cerca de R$ 500 mil mensalmente e que sejam realizadas 1.350 castrações a cada 30 dias.
O pagamento às clínicas será realizado mensalmente e a castração será realizada em cães e gatos com idade a partir dos seis meses, após avaliação do médico veterinário. O serviço inclui realização de consultas e exames pré-operatórios, a cirurgia de castração por meio da técnica de ovariohisterectomia, mediante anestesia, consulta pós-operatória e a medicação antimicrobiana e anti-inflamatória.
O projeto visa diminuir o número de animais abandonados em consequência de ninhadas indesejadas, para que se reduza a incidência de doenças feito Leishmaniose (especialmente a visceral), Raiva, Toxoplasmose, Leptospirose, Ancilostomíase cutânea ou Larva migrans (bicho geográfico), Esporotricose, entre outras.
Para mais informações sobre as regras de participação das pessoas jurídicas que oferecem serviços de medicina veterinária, interessadas em se credenciar, basta acessar o site no endereço https://www.saude.al.gov.br/chamamentos-publicos/ e clicar no item Chamamento público nº. 005/2021 (retificado).