O ex-jornalista da Rede Globo Ronan Tardin agora está se aventurando como criador de conteúdo na plataforma do Youtube. Ele recentemente postou um vídeo na sua conta intitulado: “Não visite Maragogi”, que causou polêmica entre os moradores da cidade, os quais se dividiram entre concordar ou não com as justificativas apontadas por Ronan.
O vídeo em questão foi postado no dia 7 de Janeiro de 2021 e já conta com mais de 90 mil visualizações. Nele, o jornalista relata uma experiência pessoal desagradável que teve no município, mais precisamente a dificuldade em encontrar vaga em restaurantes nos feriadões em Maragogi, além do trânsito descontrolado: visto que a cidade não cresceu na mesma proporção do turismo, tem-se baixa oferta para alta demanda, nas palavras do ex-global. O jornalista conta que demorou mais de uma hora e meia para conseguir estacionar o seu carro. Ademais, ele teve que recorrer aos povoados vizinhos, mais afastados do centro, para tentar comer alguma coisa. E mesmo assim, ainda foi complicado; tendo saído em busca de peixe às sete e meia, apenas quatro horas mais tarde conseguiu comprar pastel. Tardin relata: “Rodei por todos os restaurantes possíveis para conseguir comer, e não consegui! Simplesmente é impossível se comer em Maragogi em feriadões”.
Pouco tempo depois do vídeo postado, moradores de Maragogi despejaram críticas repudiando o título do vídeo, dizendo que Ronan estava afastando os turistas da cidade, prejudicando quem depende do turismo para sobreviver. Entre os comentários, um inscrito verbalizou: “Todas as praias do Litoral Nordestino são assim em época de alta temporada, não é só aqui em Maragogi não! Acho que ele exagerou bastante com apenas um dia que teve de experiência ruim. E outra, o título do vídeo não explica que é só em feriadão, por isso achei de má fé esse click-bait”. Entretanto, também tiveram nativos que concordaram com o ex-jornalista; um feedback se destacou declarando o seguinte: “Os moradores daqui tem que entender que ele só está fazendo uma crítica construtiva, com o objetivo do poder público criar uma infraestrutura melhor ao visitante, para que assim possamos virar um turismo de primeiro patamar”.
Em decorrência da polêmica, a Prefeitura de Maragogi entrou em contato com Ronan Tardin para pedir desculpas em nome da Secretaria de Turismo. Além disso, também pediu um direito de resposta, a fim de explicar os motivos que justificaram a experiência negativa que o youtuber passou e oferecer políticas públicas para evitar que isso ocorra novamente. O pronunciamento se deu por meio de um vídeo postado na última segunda-feira (11), na conta oficial de Ronan Tardin, assim como foi com o outro. No vídeo, o novo secretário de Turismo, Indústria e Cultura, Diego Vasconcelos, disse que essa foi uma situação atípica que o município viveu por conta da pandemia do novo coronavírus, pois a procura foi maior em consequência do longo tempo que as pessoas ficaram presas dentro de casa; diante disso, após tanto tempo fechados, os empreendimentos não estavam preparados para lidar com tanta gente. Sem contar que muitos estabelecimentos mudaram de chefes nesse percurso, os quais não estavam adaptados à alta temporada. “Além disso, houve incertezas por conta da mudança na equipe de governo e dos constantes decretos de restrição se alterando, pois o município reabria e fechava o comércio a todo momento em razão das altas e baixas nos casos de covid-19, o que gerou incerteza entre os empresários”, acentua o novo secretário.
Com relação as alternativas para melhoria do problema apresentado, Diego Vasconcelos diz que é um trabalho em conjunto entre a administração pública, o empresariado e a população. “Nesses últimos anos, a gestão do Dr. Sérgio tem investido muito em planejamento. Nós estamos com o plano diretor em fase de conclusão, prestes a ser aprovado pela Câmara Municipal. Temos um plano de Turismo, com o Projeto Orla já na fase de finalização. E na questão da administração pública, a gestão tem conquistado obras importantes que estão em fase de execução, assim como uma qualificação na iniciativa privada, com a abertura de vários novos empreendimentos tanto na alimentação como na oferta turística (passeios e atratividades). Tudo com o objetivo de melhorar cada dia mais a experiência para nosso visitante”, afirma o Secretário de Turismo. Diego finalizou o vídeo convidando Ronan Tardin a visitar Maragogi novamente e ter a oportunidade de avaliar o município mais uma vez, agora prometendo uma infraestrutura adequada para o transporte e alimentação.
*Por Flávio Dias