A Prefeitura de Mata Grande, no Sertão alagoano, decretou luto oficial por três dias devido ás mortes de alagoanos na queda de um ônibus, com placa do município, de um viaduto de aproximadamente 15mde altura, no estado de Minas Gerais, nesta sexta-feira (4). O Corpo de Bombeiros informou às 19h15 que o acidente deixou 16 mortos e 27 feridos.
Ainda segundo os Bombeiros de Minas Gerais, dos 16 mortos, 12 entraram em óbito no local e quatro durante o deslocamento para o hospital. Três dos 27 feridos tem estado de saúde considerado grave.
As vítimas estão sendo levadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. O coletivo pertence a empresa de turismo Localima, cuja sede fica no Povoado Santa Cruz do Deserto, na cidade alagoana.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita é de que o ônibus tenha perdido o freio, após uma falha mecânica, e voltou de marcha ré de encontro a mureta. O veículo caiu do viaduto conhecido como “Ponte Torta”, em João Monlevade, na BR-318, na altura do km 350, próximo da entrada para o município de Dom Silvério, em Minas Gerais.
Testemunhas relataram que o motorista e alguns passageiros teriam pulado do veículo antes da queda. O condutor do ônibus não foi encontrado no local.
Ainda segundo a PRF, o ônibus transportava 40 pessoas e seguia com destino à São Paulo. Há relatos de que a maioria das vítimas seja de Mata Grande, Água Branca e outras cidades do sertão de Alagoas.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que ônibus não tinha autorização para transportar passageiros e que já havia sido autuada três vezes por realizar o transporte de forma irregular.
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Mata Grande disse que está disponibilizando equipes da Assistência Social com psicólogos, para acompanhar os familiares das vítimas do acidente.O Executivo municipal também está preparando o ginásio de esportes da cidade e uma escola, localizada no Povoado Santa Cruz do Deserto, para um possível velório coletivo, a depender da vontade dos familiares.
“ A prefeitura só lamenta esse trágico acidente, que deixou nossa cidade triste com essa fatalidade”, disse trecho da nota.