O juiz da 2ª Vara do Ofício de Porto Calvo, Diogo de Mendonça Furtado, decidiu, nesta terça-feira (22), condenar Wagner Rodrigo Lins Barbosa por injúria publicada no Facebook. A crítica injusta foi postada na rede social no dia 15 de abril de 2020 contra a pré-candidata a vereadora de Japaratinga, Danielle Egle Pacheco de Vasconcelos.
Ela ingressou com uma queixa-crime contra Rodrigo Lins alegando que ele respondeu a uma mensagem do esposo dela, Rommel Omena Prado, com injúria. A pré-candidata ainda argumentou que o réu publicou mensagens difamatórias com o intuito de manchar sua imagem perante a sociedade. As mensagens rapidamente se espalharam em grupos de WhatsApp.
De acordo com os altos do processo, Danielle Egle Pacheco de Vasconcelos argumenta que não conhece Rodrigo Lins e que nunca dirigiu uma palavra contra ele. Ela ainda afirmou que estava grávida de quase 38 semanas e que na ocasião teve um pico de pressão alta e quase teve parto prematuro.
O juiz Diogo de Mendonça Furtado decidiu condenar Rodrigo Lins a pagar R$ 5.000,00 a Dani Pacheco por danos morais, além da pena de quatro meses de detenção e ao pagamento de 50 dias-multa no valor unitário de 1/30 do salário-mínimo vigente ao tempo de fato, pela prática do crime de difamação. O juiz também decidiu converter a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos a ser definida em audiência.