O Secretário de Educação do município de Maragogi, João Ênio, diz em nota que não há previsão para o retorno de professores à sala de aula. Muitos educadores, depois de convocados a comparecer nas escolas em que atuam, mostraram-se preocupados por entender que a convocação seria para definir a data de reinício das aulas presenciais.
As aulas foram suspensas em todo Brasil devido à pandemia e até o momento o governo do Estado de Alagoas não se manifestou sobre o assunto, pois, de acordo com ele, o risco de contaminação continua alto, sobretudo nas cidades do interior, que há pouco passaram da fase vermelha para laranja.
Por esta razão, nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Educação João Ênio e perguntou se o município já teria uma data definida para o retorno das aulas. Ele nos informou que não há previsão no momento e que a determinação não depende do município, mas do governo do Estado. Ele também esclareceu que o encontro de hoje com os professores foi apenas pedagógico; foi debatido preenchimento de caderneta, levantamento das atividades remotas etc. Ressaltou ainda que os professores não são obrigados a participar desse encontro pedagógico e que os pertencentes aos grupos de risco estão proibidos:
“Deixamos claro que os encontros nas escolas dos professores têm seguido todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), com distanciamento, uso de mascará, luvas, álcool em gel entre outras medidas necessárias. O objetivo desses encontros é a formação continuada (estudo com professores). Em relação ao retorno das aulas, a secretaria distribuirá mascará para todos os alunos, professores e apoio; também haverá medidor de temperatura e display de álcool em gel para todas as escolas. Os mesmos procedimentos serão aplicados no transporte escolar. Diante do cenário mundial, em meio à pandemia do novo coronavírus, vamos retornar com todos os cuidados necessários assim que houver a liberação, preservando a vida de todos os envolvidos na retomadas
das aulas”, finaliza o secretário municipal reafirmando que não há previsão para o retorno das aulas.
Boa noite, Sr° Secretário João Ênio!
O senhor pode nos informar qual a data prevista para convocar os demais professores do último concurso que aguardam o preenchimento das vagas que ficaram em aberto, visto que, nem todos os profissionais da educação básica assumiram as vagas que foram disponibilizadas pelo edital e que precisam ser preenchidas de acordo com a lei que regiu o efital.
Bom dia parabéns Secretário João Ênio, por essas informações. Sempre que participo das Compilações na SEMED, quando nos afirma que iremos voltar data tal, digo que tudo é incerto. Hoje, vivenciamos um mundo de incertezas, não sabemos como será o amanhã, mesmo a cúpula se organizando a gente não sabe se vai ter tempo e data para executar às ações. Partindo desse princípio, agimos na emergência para acertar na urgência. Tudo é novo, até os desafios, e esses desafios nos saem muito caros, pois trata-se de vidas. Na nossa reunião passada na SEMED, com o Secretário João Ênio, eu disse: ” Prestem atenção, queda não é cura, dias letivos se recuperam, vidas não”. Ontem assistindo o Jornal, foi mostrado que o Estado de Alagoas que estava no Azul, voltou pro amarelo. Isso é preocupante, quer dizer que por pequena que seja, tivemos um descuido com o Coronavirus-19. E aí fica nossa preocupação para com todos, o bom disso é que temos um Prefeito médico, atuante, responsável e sabe dos cuidados e medidas que todos devem tomar. Retornar às aulas não é só questão da SEMED, é uma questão Regional e Estadual, pois navegar nesse cenário planetário é preciso, se cuidar e precaver é missão. Vamos todos juntos fazer a pedagogia da esperança acontecer, que dias melhores virão, tomando às devidas providências é uma questão de todos. Obedecendo os cuidados que a OMS pedem seremos convidados a testemunhar como protagonistas dessa guerra pandêmica. E todos serão bem-vindos ao ” Novo Normal, Blended Learning” e que esse” Velho Anormal” seja esquecido. Com força, cuidado e fé, vamos sair dessa em nome do Grande. Minha frase para hoje: ” Se não eu, quem? se não agora, quando? Fiquem com Deus, pois estou conversando com Ele agora. Parabéns a todos.