O ex-vereador Jozemir Cavalcanti, sem partido, foi entrevistado pelo portal de notícias Maragogiro nesta segunda feira (20), e, de forma ampla, falou sobre o cenário político do município. Ele garantiu que não sairá candidato a vereador no lugar do seu filho Júnior, como também esboçou sua visão para o caso de as oposições se juntarem para disputarem o pleito que se aproxima.
MARAGOGIRO – Jozemir, você está no momento sem partido político; porém, para sair candidato, você deve se filiar a algum. Então perguntamos: você pretende sair candidato a vereador no lugar do seu filho Júnior? E, caso isso ocorra, a qual partido você pretende se filiar?
JOZEMIR – Não sairei candidato no lugar do meu filho, isso não procede. O candidato será Júnior do Jozemir mais uma vez. Sobre ao partido, existe a possibilidade de voltar para o PMN ou entrar no PP.
MARAGOGIRO- Você acha mais fácil reeleger Júnior ao lado do prefeito Sérgio Lira, ou ao lado da oposição?
JOZEMIR– Isso depende da pessoa e do trabalho, mas também não tenha dúvidas de que, ao lado da oposição, seria mais fácil uma reeleição do Júnior do Jozemir: hoje, os candidatos de oposição não tem mandato, e, portanto, eles serão menos conhecidos no cenário político; entretanto, digo que o Júnior será reeleito de qualquer lado porque trabalhamos para isso.
MARAGOGIRO– Na atual situação política da cidade, sabe-se que os dois nomes principais, Marcos Madeira e Sérgio Lira, ainda não definiram seus candidatos a vice; ainda assim, o seu nome figura entre os mais cotados. Caso houvesse um convite do Madeira ou do Sérgio lira, você entraria em uma das chapas como vice?
JOZEMIR– Uma vice-candidatura é coisa séria, então, caso houvesse convite do atual prefeito, primeiro teríamos que sentar e conversar. Como todos me conhecem, sou uma pessoa pública, e o meu objetivo é sempre trabalhar em prol de uma comunidade para que ela se mantenha fortalecida com dias melhores.
MARAGOGIRO– Estando você fora dos cargos políticos, em quem votaria se as eleições fossem hoje?
JOZEMIR– “Hoje” eu apoiaria Fernando Sérgio Lira, mas acredito que novos nomes poderão surgir para disputar o pleito que se aproxima; acho que tudo começará a se encaixar depois do carnaval.
MARAGOGIRO– Já existem quatro pré-candidatos, entre eles os dois novatos, Isabella Laranjeiras e Júnior de Barra Grande. Você acha que surgirá novos nomes?
JOZEMIR– Talvez, pois nós que acompanhamos a política de perto sabemos de pessoas de boa índole em Maragogi que não estão descartados e têm condições de concorrer à majoritária. Cito, por exemplo, um grande nome como o da Elba Vasconcelos, que já entraria com uma boa aceitação. É notável que, mesmo sem anunciar nada, seu nome se destaca nos quatro cantos do município. Elba deixou ótimas impressões quando estava à frente da câmara de vereadores, foi a melhor secretária de educação dos últimos tempos, e, agora, na saúde, está dando exemplo ao mostrar como é que se trabalha com a máquina pública. Então, é um nome muito forte que pode mudar as coisas, caso ela se lançar candidata à prefeita.
MARAGOGIR– Caso surjam novos nomes para disputarem a eleição, e, ao final, todos se juntem para enfrentar o grupo de situação, como ficaria a disputa?
JOZEMIR– Não posso afirmar essa possível junção, mas na política tudo pode acontecer, e, caso isso aconteça, ficaria um grupo muito forte que poderia mudar o cenário político de Maragogi.
MARAGOGIRO– Para finalizarmos a entrevista: qual a sua visão hoje da política interna, e qual sua visão entre os dois principais concorrentes?
JOZEMIR– O Sérgio Lira está horando os compromissos, vem trabalhando dentro da medida do possível, é um bom administrador, mas não é popular, e isso atrapalha muito sua desenvoltura. Já o Madeira tem uma visão administrativa totalmente diferenciada, mas é “povão”, e isso reflete muito na comunidade.
Finaliza o ex-vereador Jozemir Cavalcanti.